Blog do Souza

Zach LaVine nasceu na época errada?

CHICAGO, ILLINOIS - JANUARY 04: Zach LaVine #8 of the Chicago Bulls inbounds the ball during the second half against the Boston Celtics at United Center on January 04, 2020 in Chicago, Illinois. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Nuccio DiNuzzo/Getty Images)

Anúncios

Zach LaVine é o principal jogador do Chicago Bulls. É uma excelente arma ofensiva, que consegue pontuar quando e como quer. Porém, dificilmente é cotado como o jogador que vai levar o Bulls para os playoffs e mudar a cultura da equipe. Por que? Talvez seja pelo fato do camisa 8 não ser tão completo como as principais estrelas da liga. Jogadores como LeBron James, Luka Doncic e James Harden fazem tudo. São eles que pontuam, pegam os rebotes e constroem as jogadas. Já Zach, é mais focado na pontuação, não sendo um all-around player, algo que parece ser um padrão para ser o principal atleta de uma franquia hoje em dia.

Foto: Nuccio DiNuzzo/Getty Images

Um exemplo disso é o ultimo top-5 jogadores na corrida de MVP feito pelo Basketball-Reference. A lista estava montada na seguinte ordem: Nikola Jokic, LeBron James, Joel Embiid, Kawhi Leonard e Giannis Antetokounmpo. Entre esses cinco apenas Embiid não é considerado um all-around.

A dúvida que deve estar na sua cabeça ao ler tudo isso é “para ser o rosto de uma franquia sempre foi necessário fazer de tudo?” A resposta é não e existem muitos exemplos para perceber isso. O exemplo que será tratado nesse texto é o ex-Lakers Kobe Bryant na sua temporada de MVP em 2008. Segue abaixo a comparação entre os números dos atletas:

 

Jogador Zach Lavine 20/21 Kobe Bryant 07/08
Pontos/jogo 28.2 28.3
Rebotes/jogo 5.5 6.3
Assistências/jogo 5.2 5.4
Usage Rate* 30.8% 31.6%

*Usage Rate é a quantidade de jogadas ofensivas que terminam na mão do jogador

 

Essa comparação não quer dizer que o Zach LaVine merece estar na disputa para MVP da liga, afinal não se deve dizer que um jogador merece o prêmio comparando apenas poucas estatísticas, principalmente de temporadas anteriores. O que estou dizendo é que LaVine precisa achar uma forma de ficar mais completo ou achar um companheiro que o complete para ter mais sucesso na NBA atual.

E você? O que acha da situação do LaVine? Jogadores como ele ficaram no passado ou basta ele ter um time que o complete melhor para estar entre os melhores da liga?

Sair da versão mobile