Ir para conteúdo

Zach LaVine nasceu na época errada?

Zach LaVine é o principal jogador do Chicago Bulls. É uma excelente arma ofensiva, que consegue pontuar quando e como quer. Porém, dificilmente é cotado como o jogador que vai levar o Bulls para os playoffs e mudar a cultura da equipe. Por que? Talvez seja pelo fato do camisa 8 não ser tão completo como as principais estrelas da liga. Jogadores como LeBron James, Luka Doncic e James Harden fazem tudo. São eles que pontuam, pegam os rebotes e constroem as jogadas. Já Zach, é mais focado na pontuação, não sendo um all-around player, algo que parece ser um padrão para ser o principal atleta de uma franquia hoje em dia.

Foto: Nuccio DiNuzzo/Getty Images

Um exemplo disso é o ultimo top-5 jogadores na corrida de MVP feito pelo Basketball-Reference. A lista estava montada na seguinte ordem: Nikola Jokic, LeBron James, Joel Embiid, Kawhi Leonard e Giannis Antetokounmpo. Entre esses cinco apenas Embiid não é considerado um all-around.

A dúvida que deve estar na sua cabeça ao ler tudo isso é “para ser o rosto de uma franquia sempre foi necessário fazer de tudo?” A resposta é não e existem muitos exemplos para perceber isso. O exemplo que será tratado nesse texto é o ex-Lakers Kobe Bryant na sua temporada de MVP em 2008. Segue abaixo a comparação entre os números dos atletas:

 

Jogador Zach Lavine 20/21 Kobe Bryant 07/08
Pontos/jogo 28.2 28.3
Rebotes/jogo 5.5 6.3
Assistências/jogo 5.2 5.4
Usage Rate* 30.8% 31.6%

*Usage Rate é a quantidade de jogadas ofensivas que terminam na mão do jogador

 

Essa comparação não quer dizer que o Zach LaVine merece estar na disputa para MVP da liga, afinal não se deve dizer que um jogador merece o prêmio comparando apenas poucas estatísticas, principalmente de temporadas anteriores. O que estou dizendo é que LaVine precisa achar uma forma de ficar mais completo ou achar um companheiro que o complete para ter mais sucesso na NBA atual.

E você? O que acha da situação do LaVine? Jogadores como ele ficaram no passado ou basta ele ter um time que o complete melhor para estar entre os melhores da liga?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: