Ir para conteúdo

Apenas três times brigam pelo título do NBB

Foto: Gilvan de Souza/LNB

Neste sábado, 20, a Locomotiva Esportiva divulgou um levantamento a respeito das eficiências ofensivas, defensivas e também o saldo entre as eficiências das equipes que disputam o Novo Basquete Brasil. Sendo assim, com base nesses dados, podemos dizer que apenas três times brigam pelo título do NBB.

Após a análise da imagem, é possível concluir que apenas Flamengo, Minas e São Paulo deverão estar na briga para conquistar o NBB. Não à toa, ocupam as três primeiras posições do campeonato. É sobre isso que discutiremos hoje no Blog do Souza.

Flamengo

A equipe comandada por Gustavo de Conti é a líder do NBB com 19 vitórias em 21 jogos, tendo aproveitamento de 90.5% na competição. Até o momento, o Rubro-Negro perdeu apenas para São Paulo e Corinthians.

Dono do segundo melhor ataque do Novo Basquete Brasil, o Flamengo marca em média 89.3 pontos por partida. Por outro lado, a defesa é tão boa quanto a parte ofensiva. Em média, a equipe carioca sofre 71.3 pontos por jogo, o que faz com que o time tenha a  defesa menos vazada do NBB, ao lado do Paulistano.

Para o Flamengo, restam nove partidas até o fim da temporada regular. Entre elas, há um confronto direto contra o São Paulo. No primeiro turno, a equipe foi derrotada pelos paulistas por 80 a 68 e, portanto, busca uma vitória contra os paulistas.

Destaques do Flamengo:

  • Olivinha: 14.1 pontos, 7.6 rebotes e 1.8 assistência.
  • Hettsheimeir: 13.3 pontos, 5.7 rebotes e 1.4 assistência.
  • Marquinhos: 11.7 pontos, 4.9 rebotes e 2.4 assistências.

Minas

Com Léo Costa à frente da equipe, Minas faz sólida campanha no NBB. Com 19 vitórias em 21 jogos, os mineiros possuem a mesma campanha de 90.5% do líder Flamengo. Em contrapartida, foram derrotados nos dois confrontos diretos contra os cariocas.

Com o terceiro melhor ataque da competição, Minas anota em média 85.3 pontos por jogo. A defesa, por outro lado, é a quarta menos vazada do Novo Basquete Brasil. São 73.4 pontos sofridos por partida.

Assim como o Flamengo, Minas terá um confronto direto contra o São Paulo nas nove partidas restantes. No primeiro turno, a equipe mineira levou a melhor e venceu por 96 a 92.

Destaques do Minas:

  • JP Batista: 14.2 pontos, 6.6 rebotes e 2.1 assistências.
  • Shaquille Johnson: 14.4 pontos, 4 rebotes e 3.6 assistências.
  • David Jackson: 12.1 pontos, 2.7 rebotes e 3.5 assistências.

Conheça o canal do Blog do Souza no YouTube!

São Paulo

O time de Cláudio Mortari é o terceiro colocado no NBB. Com 17 vitórias nos mesmos 21 jogos, o São Paulo faz campanha de 81% de aproveitamento na competição. Contudo, a equipe perdeu para Franca, Minas, Fortaleza e Bauru – com exceção do Minas, são todas equipes de posições inferiores.

Dono do melhor ataque da competição, o Tricolor faz em média 90.8 pontos por jogo. Em contrapartida, a defesa não consegue ser dominante como o setor ofensivo. São 77.1 pontos sofridos por partida, o que deixa a equipe paulista com a quinta melhor defesa do Novo Basquete Brasil.

Nos nove jogos que restam ao São Paulo, a equipe possui confrontos diretos contra Flamengo e Minas. Desta forma, o time vê a oportunidade de encostar ainda mais nos rivais. No primeiro turno, o time são-paulino venceu os cariocas e perdeu para os mineiros.

Destaques do São Paulo:

  • Georginho: 15.3 pontos, 8.1 rebotes e 6.3 assistências.
  • Lucas Mariano: 19 pontos, 6.5 rebotes e 1 toco.
  • Shamell: 16 pontos, 2.7 rebotes e 3.1 assistências.

Ao que tudo indica, é improvável que aconteça uma reviravolta na classificação do NBB . Portanto, essas três equipes devem brigar até o fim pela primeira posição geral. Para você, quem terminará como líder do Novo Basquete Brasil?

Lucas Ardito Ver tudo

Tenho 18 anos e sou estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Falo sobre basquete, futebol e o que mais vier!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: