Quanto mais mascotes, melhor!
Nesta semana, o Caxias do Sul apresentou ao público seu novo mascote. O Gambasquete, como foi batizado, chega para agregar na identidade do clube que disputa o Novo Basquete Brasil. Com base nisso, o texto de hoje no Blog do Souza argumenta: quanto mais mascotes, melhor!
Antes de tudo, é importante destacar o significado de um mascote. Por definição, o mascote é aquele que se considera capaz de proporcionar sorte e felicidade. Por isso, vemos a presença deles nos jogos de suas equipes. Além disso, um mascote simboliza o clube como um todo e a imagem que pretende passar aos torcedores e público geral.
No NBB, outras equipes já se destacam graças ao trabalho feito com seus mascotes. Times como Unifacisa (Jack) e Bauru (Dunk) se destacam com a interação de seus representantes, principalmente nas redes sociais.
Ele é blogueiro ele! 🐊 O recebido da vez veio diretamente da #Brilux 💙 🧼 A gente amou essa novidade! 😍O novo lava-roupas BRILUX SPORTS tem tecnologia anti odor que simplifica a lavagem de peças esportivas tirando o suor das camisas e shorts. 👏👏 pic.twitter.com/CtnJJBIgFr
— Basquete Unifacisa (de 🏠) (@bsktunifacisa) February 4, 2021
Quanto mais mascotes, melhor!
Apesar de alguns bons exemplos no Brasil, o “mercado de mascotes” precisa crescer muito no cenário nacional. Desta forma, citarei quatro motivos para que uma equipe tenha um mascote.
- Como dito anteriormente, o mascote simboliza o clube e a imagem que a instituição deseja passar aos torcedores e público como um todo. Ajuda, em alguns casos, a criar uma imagem intimidadora para seus adversários.
- Faz sucesso com as crianças, os futuros torcedores. Graças à figura simpática, os mascotes cativam o público infantil, o que pode influenciar na presença de novos torcedores. Futuramente, os mesmos poderão ser consumidores de produtos do clube, ajudando na receita.
- Dando sequência ao último tópico, a receita é um fator importante na utilização de mascotes. Além das vendas de produtos licenciados (dos clubes e mascotes), eles contribuem para ações publicitárias. Assim, os times conseguem dinheiro graças a imagem deles.
- Ajudam no entretenimento. É necessário ter em mente que o esporte está cada vez mais além de uma simples partida de basquete. Os mascotes são um meio de entreter o público antes e durante os jogos, sendo peças fundamentais para contagiar os torcedores.
Inspiração na NBA
Para que os mascotes tenham sucesso no NBB, é necessário que as equipes se inspirem no modelo adotado pelas franquias da liga norte-americana, a NBA.
Durante os pedidos de tempo técnico ou intervalo das partidas, os mascotes entram em ação com todo o carisma. Sendo assim, diversos vídeos protagonizados por eles viralizam nas redes sociais, aumentando o engajamento das equipes e da liga. Seria legal ver coisas do tipo nos ginásios brasileiros.
A Câmera do beijo é algo normal nos intervalos da NBA, porém quando o Benny The Bull apareceu nela tava mais pra teste de fidelidade 😂😂 pic.twitter.com/WsBhn5teEH
— Turnover Brasil 🏀 (@BrasilTurnover) February 12, 2021
Categorias
Lucas Ardito Ver tudo
Tenho 18 anos e sou estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Falo sobre basquete, futebol e o que mais vier!