Ir para conteúdo

Os ganhos na carreira de LeBron James chegarão a US $ 1 bilhão em 2021

Foto: Tim Fuller-USA TODAY Sports

A temporada da NBA começou em dezembro e quase não durou duas semanas antes de o coronavírus causar estragos na programação. Vários jogos foram adiados, enquanto outros ocorreram com elencos reduzidos. Muitos jornalistas questionaram a possibilidade de jogar basquete durante uma pandemia, mas os jogadores da NBA têm três bilhões de motivos para entrar em quadra – essa é a folha de pagamento que os mais de 400 jogadores da liga dividirão nesta temporada.

Os salários da NBA dispararam nas últimas três décadas, dez vezes mais, para uma média pré-Covid-19 de US $ 9,5 milhões por jogador na última temporada. O número é mais do que o dobro do que os jogadores de beisebol ganham e três vezes a média do futebol americano.

Atualmente, LeBron James é o jogador que mais ganha na NBA pelo sétimo ano consecutivo, incluindo a renda fora da quadra (2016-17 foi a única temporada de sua carreira que teve o maior salário da NBA). Ele espera ganhar US $ 95,4 milhões, incluindo cerca de US $ 64 milhões em endossos, memorabilia e mídia.

É um recorde para um jogador da NBA e o valor mais alto de todos os esportes coletivos americanos. O ano histórico empurrará os ganhos de sua carreira para US $ 1 bilhão, incluindo US $ 700 milhões fora das quadras. Ele se junta a Tiger Woods, Floyd Mayweather, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi para chegar ao clube de três vírgulas enquanto ainda é um atleta ativo.

O salário do quatro vezes MVP com o Los Angeles Lakers para a temporada 2020-21 foi definido em $ 39,2 milhões, mas James e todos os outros jogadores da NBA terão 20% de seu pagamento colocado em uma conta de garantia para ajudar a equilibrar os 50-50 dividida em receita secundária, conforme definido pelo acordo coletivo de trabalho da NBA. Ao todo, ele perderá cerca de US $ 8 milhões e a chance de entrar no clube de atletas que ganharam US $ 100 milhões ou mais em um único ano. Os únicos outros americanos a atingir esse pico como atletas ativos foram Woods e Mayweather.

Foto: AFP

As arenas geram cerca de 40% da receita da NBA em uma temporada normal, mas esse número será próximo de zero este ano. Tradução: os jogadores não verão um centavo do dinheiro do depósito com tão poucos fãs nos jogos. O público total de 103.000 até o momento é 2% do que normalmente seria neste momento da temporada.

O coronavírus congelou profundamente os novos endossos, mas James é uma das pessoas mais vendáveis ​​do planeta. Então, quando a Coca-Cola e o James não conseguiram chegar a uma extensão do contrato no outono passado para uma parceria que começou em 2003, a PepsiCo atacou. James deve assinar um contrato de vários anos para promover a marca Mountain Dew para a gigante de lanches e bebidas, confirmaram fontes à Forbes . Ela se junta a AT&T, Beats, Nike, Walmart, Rimowa, GMC e Blaze Pizza em seu portfólio de publicidade.

O acordo com a Pepsi “pode incluir integração” em locais da Blaze, substituindo os produtos da Coca-Cola, de acordo com a Front Office Sports . Seria o exemplo mais recente do império comercial de James trabalhando em conjunto. Ele abandonou um licenciamento que tinha com o McDonald’s de US $ 15 milhões em 2015 para fechar um acordo com Blaze.

James já era um franqueado e um dos primeiros investidores na cadeia de restaurantes de rápido crescimento e agora estava sendo pago para lançar a marca. Seu grupo de investidores possui atualmente 18 franquias em Chicago e no sul da Flórida.

Stephen Curry ocupa o segundo lugar na NBA, com ganhos de US $ 74,4 milhões, incluindo US $ 40 milhões fora das quadras. Ele está de volta com uma chuva de 3 pontos para o Golden State Warriors, depois de perder todos, exceto cinco jogos na temporada passada, se recuperando de uma mão quebrada. A ausência de Curry e seu colega Splash irmão Klay Thompson empurrou os Warriors para o pior recorde da liga, após cinco finais consecutivas da NBA.

Under Amour aposta que Curry, de 32 anos, mantém o seu nível de elite. A UA lançou a Curry Brand  em dezembro, um modelo semelhante ao que a Nike fez com Michael Jordan. Ele apresentará uma mistura de calçados, roupas e acessórios para diversos esportes. O negócio da Curry com a Under Armour vale US $ 20 milhões por ano, mas vai crescer se a marca decolar. A marca Jordan gera quase US $ 4 bilhões em receita para a Nike e vale mais de US $ 130 milhões  por ano para MJ.

Under Armour lança a Curry Brand (Foto: Divulgação)

O Warriors tem duas das estrelas mais bem pagas da NBA, Curry e Thompson (nº 8, $ 43,3 milhões), mas o Brooklyn Nets tem as três grandes estrelas no top 3: Kevin Durant (No. 3, $ 65,2 milhões), Harden (No. 5, $ 50 milhões) e Kyrie Irving (No. 7, $ 43 milhões).

Os dez melhores jogadores da liga devem ganhar um total de $ 558 milhões em salários e direitos de imagem para a temporada 2020-21, em grande parte estável em relação ao ano anterior, com 44% do total vindo da renda fora das quadras. Todos eles provavelmente vão chegar ao top 20 no  relatório anual da Forbes sobre os atletas mais bem pagos do mundo em junho.

Felipe Souza Ver tudo

Sou o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e fui co-criador do Live College BR. Fui o primeiro brasileiro a escrever sobre high school para um site americano, o D1Vision. Trabalhei para a Liga Super Basketball como repórter e assessor de imprensa. Também escrevi para os blogs como Jumper Brasil e TimeOut Brasil, tive textos publicados pelo Bala Na Cesta. Trabalho de Scout nas horas vagas e acredito que o estudo diário do basquete, me faz um profissional melhor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: