Ir para conteúdo

17 documentários sobre basquete para você maratonar

 

Por Ágata Máximo, Paola Khoury e Patrícia Rodrigues

 

Entender as narrativas e a grandeza das histórias e rivalidades da NBA. Compreender os motivos pelos quais algumas figuras se tornaram icônicas e alguns discursos e disputas se tornaram épico. Se você, assim como nós, do NBA das Mina, é do tipo de pessoa que ama a história dos jogadores, das franquias e da própria NBA, esse texto é para você.

As histórias retratadas nestes documentários te farão entender a magia das histórias que, muitas vezes, se formam fora das quadras e transformam vidas.

 

  • Last Dance

São muitos, muitos trabalhos e certamente daria um episódio só para eles, mas como não podemos falar de tudo, vamos pincelar alguns dos mais importantes feitos até hoje.

E para abrir os trabalhos vamos com um verdadeiro hit de 2020: The Last Dance ou Arremesso Final. Essa é uma série documental produzida pela Netflix e lançada em abril de 2020, que relembra em 10 episódios a carreira e a vida do astro Michael Jordan.

Apesar da história estar centrada na temporada de 1997-1998, em que o Chicago derrotou o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton, a série acaba percorrendo toda a história de Jordan no esporte.

E conta com depoimentos do próprio Jordan, a estrela, claro, mas de grandes nomes como Phil Jackson, Scott Pippen, Denis Rodman e Kobe Bryant.

Diretor: Jason Hehir

Nota: 9.5/10

Onde assistir: Netflix

 

  • More Than a game

More than a game é um mergulho na carreira de Lebron James no High School. O documentário traz cenas incríveis da jornada do Fighting Irish Time da escola St. Vincent–St. Mary, foi lá que o jogador fez seus melhores amigos e pavimentou o caminho para jogar na NBA.

Diretor: Kristopher Belman

Nota: 7/10

Onde assistir: Amazon Prime, Stremio

 

  • Iverson

Todo fã de basquete precisa conhecer a história de Allen Iverson, também conhecido como “The Answer”, “The Crossover”, “Bubba-Chuck” etc. O ala-armador do Philadelphia 76ers tem o seu lugar garantido na história desse esporte, não só por ser considerado um dos melhores jogadores da década de 2000, mas igualmente pelo impacto que deixou fora das quadras. O documentário mostra toda a difícil trajetória do atleta, desde a infância pobre vivida em uma comunidade dominada pela alta criminalidade até o estrelato na NBA. Além disso, o documentário dá foco à sua atitude forte de rejeitar as convenções conservadoras da liga, de maneira que Iverson decidiu abraçar a cultura hip hop, vestindo-se ao estilo “gangsta”, influenciando toda uma geração de jogadores a se sentirem mais livres para se expressarem por meio de suas roupas e mostrarem quem são. O documentário retrata bem os altos e baixos da história de uma das mais peculiares figuras que o basquete já viu. 

Diretora: Zatella Beatty 

Nota: 7,1/10

Onde assistir: Stremio ou Youtube

 

  • Basketball a love story

É uma das obras visuais mais completas sobre a história do basquete que temos disponível hoje. Basketball: A Love Story mostra o esporte sob todos os ângulos. Ao longo dos nove episódios de 1h30 cada, viajamos no tempo para aprender todas as nuances da liga mais importante do mundo.

Cada episódio foca em um ponto importante, da integração racial às grandes rivalidades, o documentário mostra os maiores personagens da história do esporte nos relembrando de muitos acontecimentos que passam batido nos dias de hoje. Imperdível.

Diretor: Dan Klores

Nota: 9.5/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

Nessa mega produção 30 for 30 da ESPN, dividida em três partes e em cinco horas de duração, o espectador é apresentado à rivalidade épica entre Lakers e Celtics, uma das maiores  do esporte, com ênfase nas três finais clássicas dos anos 80, quando os times eram liderados por Magic Johnson e Larry Bird. As partes 1 e 2 retratam não apenas a história, mas também um elenco incrível de personagens que mudaria a NBA para sempre, sobretudo a talentosa dupla Bird e Johnson. A rivalidade entre as franquias foi se intensificando durante quatro anos até atingir o seu ápice: as épicas finais de 1984. Já a parte 3 explora a saga de 1985 a 1987, período em que o maior respeito entre os rivais foi se construindo. Assim, ao fim da última batalha entre os times, em 1987, apesar de ainda haver animosidade, a relação já era totalmente diferente. O diretor Podhoretz declarou que o que ele ama sobre essa rivalidade é a variedade de aspectos que ela comporta, de lendárias figuras – Johnson, Bird, Bill Russell e Jerry West – ao sublime basquete jogado e exibido nos épicos confrontos que marcaram a história da Liga. 

Diretor: Jim Podhoretz 

Nota: 7.8/10

Onde assistir: Watch Espn 

 

  • 2. The Announcement

Em 1991, Earvin “Magic” Johnson anunciou que era portador do vírus HIV. A notícia chocou o mundo e mudou para sempre a carreira do jogador, que se aposentou pouco tempo depois.

The Announcement é a história de como Magic descobriu, tratou e se tornou um dos maiores embaixadores na luta pela conscientização da doença no mundo. 

Diretor:  Nelson George

Nota: 7.6/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 3. The Bad Boys

Ainda retratando o final dos anos 80 e começo dos 90, outro documentário The Bad Boys, foi lançado em 2018 e narrado por Kid Rock. A produção conta um pouco mais da história de um dos times mais controversos da NBA, o Detroit Pistons de Isiah Thomas, Bill Laimbeer e companhia. 

Diretor: Zak Levitt

Nota: 7/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 4. Pistol Pete: The Life and Times of Pete Maravich 

Sobre um dos grandes do basquete, Pete Maravich, que jogou pelo Atlanta Hawks, New Orleans/Utah Jazz e Boston Celtics antes que problemas com lesão encurtassem sua carreira. Maravich tinha o apelido de Pistol Pete pela forma como lançava a bola rumo a cesta, como se tirasse uma arma do lado.

É até hoje o maior pontuador da história da NCAA, pela universidade de LSU. Faleceu com apenas 40 anos de idade após um mal súbito durante um jogo de basquete.

Diretor: George Roy

Nota: 7.5/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 5. I Hate Christian Laettner

Mostra a vida de um rapaz branco, de família rica e que, antes mesmo de começar a jogar profissionalmente, já estava envolvido em muitas polêmicas. Esse é o Christian Laettner do título. O documentário tenta desvendar esse mistério: por quê um rapaz com todos os requisitos para ser o queridinho de todos, campeão 2x pela Universidade de Duke,  se torna um vilão odiado por tantos? 

Diretor: Rory Karpf

Nota: 6.8/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 6. Jordan Rides the Bus
A produção mergulha no período em que o astro do Chicago Bulls abandonou o basquete para jogar baseball. Isso também é retratado rapidamente no The Last Dance, mas não com a profundidade desse trabalho. O inusitado da maior estrela da NBA largar tudo para jogar baseball já vale sentar para assistir, não?

Diretor: Ron Shelton

Nota: 6.5/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 7. The fab Five

 É o trabalho de maior audiência da série 30for30 nos EUA. A história é centrada no controverso time de basquete da Universidade de Michigan, que em 1991, contava com cinco dos melhores jogadores universitários dos EUA: Juwan Howard, Jimmy King, Ray Jackson, Jalen Rose e Chris Webber.

O time que lançou a moda dos calções compridos e meias pretas, bateu na trave do título da NCAA, mas entrou para a história como o elenco mais popular da história do College.

Diretor: Jason Hehir (mesmo diretor de The Last Dance)

Nota: 8/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 8. Free Spirits

 A NBA como conhecemos hoje nasceu da fusão de outras ligas. De uma delas, a ABA, vem a história: Free Spirits, de 2013, que focou no time Spirit of St. Louis. A franquia foi uma das duas extintas após a fusão, mas não para por aí, eles conseguiram sair do acordo com um contrato vitalício de porcentagem nos lucros das transmissões televisivas que só foi desfeito recentemente. Para muitos o melhor negócio da história do basquete, ou o pior, depende do ponto de vista.

Diretor: Daniel H. Forer

Nota: 7.5/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 9. Phi Slama Jama

Foi o nome dado a uma mentalidade de jogo que influenciou a forma como se jogava basquete, principalmente o basquete de rua no começo dos anos 80, se propondo a entender essa filosofia de jogo que surgiu na Universidade do Texas.

O time liderado por Clyde Drexler e Hakeem Olajuwon foi um dos mais populares da história, tanto pelo talento, como pela irreverência em seu estilo de jogo.

Diretor: Chip Rivers

Nota: 7.0/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • 10. Rodman: For Better or Worse

Não poderíamos deixar de fora Dennis Rodman! Não apenas pela vida polêmica dentro e fora das quadras, mas por ter se tornado um ícone da cultura do esporte. A série 30 for 30 faz um mergulho nessa personalidade controversa, autodestrutiva e fascinante em Rodman: For Better or Worse, de 2019.

Diretor: Todd Kapostasy

Nota: 8.0/10

Onde assistir: ESPN Watch, Stremio

 

  • Carter Effect

Neste documentário leve de apenas uma hora de duração, acompanhamos o enorme impacto – dentro e sobretudo fora das quadras – causado pela chegada do ala-armador Vince Carter à recém-criada franquia do Toronto Raptors, em 1998. De cidade (e país) totalmente dominada pelo hóquei e sem interesse pelo basquete a um dos atuais grandes centros da NBA, muito se deve a Carter que, com sua força física e incrível criatividade, fez história com suas enterradas, tornando-se o “Air Canada”, o “Vinsanity”. Foi ele quem inspirou uma geração inteira de crianças a se tornarem fãs de NBA, foi o responsável pela estreia do time na TV nacional, colocando Toronto definitivamente no mapa. O seu impacto também se nota na cultura, por meio da música, das boates, das camisas roxas com o dinossauro hoje tão desejadas e ainda sucesso de vendas. “E se não tivesse existido Vince Carter?”, esse é o questionamento final do documentário, mas que, na verdade, é a base de tudo. 

Diretor: Sean Menard 

Nota: 7/10

Onde assistir: Netflix, Stremio

 

  • One in a Billion

Chegar na NBA é uma tarefa extremamente difícil para os jovens que vivem nos EUA e até estudam nas universidades norte-americanas. Esse desafio se torna ainda maior ao se pensar em atletas vindos de países periféricos. One in a billion conta a história de Satnam Bhamara, o primeiro em um país de mais de um bilhão de habitantes a entrar na liga, selecionado na 21ª escolha do draft da segunda rodada de 2015, desde a sua infância na vila agrícola no interior do estado de Punjab até sua chegada na cidade de Nova York. Mas nem tudo é como num conto de fadas e, mesmo recebendo bolsa para estudar nos EUA e se desenvolver, Satnam sofreu para se adaptar à liga e acabou não alcançando o sucesso meteórico que se previa. Ainda assim, é uma história que acontece uma vez em um bilhão de chances. Vale a pena conferir! 

Diretor: Roman Gackowski

Nota: 6.7/10

Onde assistir: Netflix, Stremio

 

  • Dear Basketball

Depois de se aposentar das quadras em 2016, o eterno Kobe Bryant resolveu se aventurar no mundo do entretenimento e, competitivo, talentoso e bem-sucedido que sempre foi, também ali deixou sua marca. Em 2018, venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação por “Dear Basketball” (“Querido Basquete”), adaptação de carta aberta escrita por ele em 2015 ao The Players’ Tribune na ocasião da sua aposentadoria. Em cinco minutos de muita sensibilidade e emoção, o curta, narrado pelo próprio Kobe, retrata a trajetória do jogador e a sua relação de amor com o esporte da bola laranja, desde o menino que treinava no quarto com bolas de meia, até o consagrado campeão cujo físico não acompanhava mais a cabeça e o coração. Lendas são eternas e esse curta sempre vai aproximar o fã do black mamba – ou até quem não o é – da linda história que ele protagonizou. 

Diretor: Glen Keane

Nota: 10/10

Onde assistir: Youtube 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: