Ir para conteúdo

Os Patrocínios das Jersey´s em 2020-2021

Desde 2016-17 o comissário da liga Adam Silver conseguiu a aprovação para colocar pequenos patch´s nos uniformes dos times.  Durante esses anos inúmeras negociações e bilhões de dólares transacionaram pela liga com o objetivo de fomentar a disputa por esse lugar tão concorrido na NBA porém a liga se viu forçada a parar as negociações durante a pandemia e a retomada das atividades na “bolha”.

Após esse período as negociações foram retomadas e novos acordos foram fechados em um curto espaço de negociação. Na matéria de hoje decidimos te atualizar de todas as marcas que estampam os uniformes da NBA.

Time: Boston Celtics

Empresa Parceira: Vistaprint

Sede: Lexington, MA

Mercado: Impressão Comercial

O acordo entre as partes foi anunciado no dia 17 de novembro, a empresa é uma das novidades da temporada, até a última temporada o Celtics contava com a parceira da General Eletrics (GE).

No dia do anúncio da parceria as ações da empresa na NASDAQ subiu cerca de 9%, chegando a ter o valor de $84.33 por ação.

Time: Brooklyn Nets

Empresa Parceira: Motorola

Sede: Chicago, IL

Industria: Telecomunicações

Anunciada em 10 de dezembro, o grande benefício da troca da antiga parceira Infor pela Motorola, foi a expansão do marketing da franquia para além da América do Norte. Para isso acontecer o Nets usou a cláusula da NBA que permite que cada franquia venda seu direito de marketing internacional para até duas parceiras.

Para quem não sabe a Motorola é uma subsidiária da Lenovo, que tem sede na China, o país com maior potencial de expansão de mercado, tratando-se de NBA.

Time: New York Knicks

Empresa Parceira Squarespace

Sede: New York, NY

Industria: Software & Serviços de Tecnologia

Uma parceria que já gerou confiança para os dois lados, com o acordo firmado desde 2017, tanto o Knicks quanto a Squarespace tem lutado juntos para incentivar o mercado de empreendedorismo em Nova York.

A empresa que é especialista em hospedagem e construção de site organizou junto com a franquia o Make It Awards, onde o vencedor recebe um incentivo para tirar sua ideia do papel. Na última avaliação do mercado a Squarespace estava avaliada em $ 1,7 bilhão.

Time: Philadelphia 76ers

Empresa Parceira: StubHub

Sede: San Francisco, CA

Industria: Ingresso

O primeiro acordo anunciado da história, é assim que a parceria 76ers e StubHub pode ser rotulada. A divulgação foi feita em maio de 2016 e desde então eles vem construindo uma parceria sólida, hoje a empresa tem o monopólio da venda de ingressos da franquia.

A empresa pertencia ao Ebay desde 2007 foi vendida em 2019 por $4.05 Bilhões para a Viagogo.

Time: Toronto Raptors

Empresa Parceira Sun Life Financial

Sede: Toronto, Canada

Industria: Serviços Financeiros

Talvez a empresa que mais contou com a sorte ao fechar a parceria com o time canadense. Em 1 ano de parceria a franquia conseguiu a troca por um dos principais jogadores da liga, Kawhi Leonard e, menos de um ano depois se tornou pela primeira vez campeã da NBA.

A empresa após fechar o contrato com a franquia de basquete acabou se engajando mais nas causas saudáveis além das causas de caridades antes já abordada pela empresa

Time: Chicago Bulls

Empresa Parceira: Zenni Optical

Sede: Novato, CA

Industria: Óculos

Um dos poucos casos que temos onde a empresa não é da mesma região da franquia. Segundo alguns veículos da empresa a parceria foi fechada focando um novo público em Chicago.

O acordo foi fechado em 2018 e é válido por 5 anos.

Time: Cleveland Cavaliers

Empresa Parceira: Goodyear Tire & Rubber Company

Sede nos Estados Unidos: Akron, OH

Industria: Peças Automotivas

Uma das parcerias mais complexas da liga porém elementos interessantes. A Goodyear tem uma cláusula de gastar $10 milhões com a franquia anualmente  e receber esse valor de volta na forma de ativos (Ingressos e afins). Além desse curioso fator, outra coisa interessante foi que o acordo incluiu comerciais gratuitos transmitidos na TNT (Esses comerciais foram ao ar durante alguns jogos de playoffs do time).

Em setembro de 2020 a empresa anunciou mais uma parceria com o time, iria estampar as camisetas de treino do Cavaliers, prática permitida pela NBA devido a queda de receita durante a pandemia.

Time: Detroit Pistons

Empresa Parceira: Flagstar Bank

Sede: Detroit, MI

Industria: Serviços Financeiros

Já pensou ganhar dinheiro investindo no time que você ama? Para o torcedor do Pistons isso já é possível graças a parceria com o Banco Flagstar. A empresa decidiu criar juntamente com time um fundo de investimento chamado “Pistons IPO”, onde os torcedores podem fazer depósitos para comprar ingressos durante a temporada e esse valor gera um juros que é transferido para uma conta do banco podendo render até 5% anualmente.

Time: Indiana Pacers

Empresa Parceira: Motorola

Sede: Chicago, IL

Industria: Telecomunicações

A Motorola se tornou a única empresa a ter dois acordos dentro da liga. Esse acordo com o Pacers vem desde 2018 valendo cerca de $10 milhões anuais onde estão inclusos, marcações na arena do time e o patrocínio do aplicativo para celular da franquia.

Time: Milwaukee Bucks

Empresa Parceira: N/A

Sede: N/A

Industria: N/A

O acordo do time com a antiga parceira Harley-Davidson acabou com o fim da última temporada. Até agora a franquia não anunciou um novo parceiro mas espera fechar acordo recorde após a renovação de seu principal jogador, Giannis Antetokounmpo.

Time Atlanta Hawks

Empresa Parceira: ShareCare

Sede: Atlanta, GA

Industria:  Cuidados da Saúde

Primeira e única parceira do Hawks até hoje a ShareCare, a empresa e a franquia foram premiadas pela liga em 2017-18 devido ao seu impacto na comunidade local além das estratégias de multicanais adotas pela empresa com foco na cidade de Atlanta.

Time Charlotte Hornets

Empresa Parceira: LendingTree

Sede: Charlotte, NC

Industria: Serviços Financeiros

Em janeiro de 2020, o Hornets and LendingTree anunciou uma extensão de sua parceria de patch de camisa, que foi lançada em novembro de 2017. O negócio vale quase $ 5 milhões por ano e vai até 2023.

Time Miami Heat

Empresa Parceira: Ultimate Software

Sede : Weston, FL

Industria: Software

A empresa focada em tecnologia de recursos humanos com foco em folha de pagamento fechou a parceria com o Heat em 2017.

No ano passado o Heat teve que atualizar o patch do uniforme após a fusão da Ultimate com a The Kronos Group.

Time: Orlando Magic

Empresa Parceira: Disney

Sede: Burbank, CA

Industry:  Entretenimento

Disney é a empresa-mãe da ESPN, que tem direitos para as transmissões da NBA até a temporada de 2024–2025. Como parte dessa parceria, o Magic Sell Disney World passou a pertencer em partes a empresa. A Disney também recebeu assentos de marca no Amway Center e uma área dedicada à hospitalidade.

Assim como  Bucks e Harley-Davidson este é um caso raro onde a empresa parceira tem maior valor intelectual em relação a franquia, gerando benefícios para a equipe que vão muito além do ganho financeiro.

Time: Washington Wizards

Empresa Parceira: GEICO

Sede: Chevy Chase, MD

Industria: Seguros

A empresa que mais gastava em publicidade esportivo nos Estados Unidos até junho do último ano, a GEICO gastou cerca de  $138.4 milhões em publicidade e, apesar de ser aproximadamente 37% a menos do que antes da pandemia, ainda lidera tranquila esse quesito.

A empresa tem boas relações com a franquia pois também tem contrato além do Wizards com a Monumental Sports & Entertainment, empresa que controla o time da NBA.

Vale ressaltar que a GEICO foi a primeira empresa a ter um patch na camisa de uma franquia da WNBA, estampando sua logomarca no uniforme do Washington Mystics.

Time: Denver Nuggets

Empresa Parceira: Western Union

Sede: Denver, CO

Industria: Serviços Financeiros

Em agosto de 2017, o Nuggets se tornou o 11º clube a assinar um patch partner ao anunciar seu acordo com a Western Union, de Denver. Três anos depois, em 18 de novembro de 2020, anunciou uma renovação.

Durante a semana de 4 de agosto de 2017, quando a notícia da parceria foi divulgada pela primeira vez, a Western Union (NYSE: WU) estava sendo negociada a $ 19,72 por ação. O preço aumentou cerca de 15% desde o anúncio.

Team: Minnesota Timberwolves

Empresa Parceira: N/A

Sede: N/A

Industria: N/A

A parceria anterior de patch dos Timberwolves com a Fitbit expirou e a equipe está procurando um novo parceiro que, de acordo com o COO Ryan Tanke, “ajudará a criar impacto em nossa comunidade”

Tanke acrescentou que o assassinato de George Floyd em Minneapolis – a cidade mais populosa de Minnesota e a cidade natal dos Timberwolves – “abriu para nós essa chance de ser um líder vocal com Minneapolis sendo o epicentro disso”.

Time: Oklahoma City Thunder

Empresa Parceira: Love’s Travel Stops & Country Shoes

Sede nos Estados Unidos: Oklahoma City, OK

Industria: Varejo

Love’s tem sido parceira da Thunder desde a mudança da franquia para Oklahoma City em 2008 e surgiu como parceira do patch da franquia em 2019. A parceria original incluía sinalização na quadra, patrocinando o acampamento infantil do Thunder e outras integrações.

Time: Portland Trail Blazers

Empresa Parceira: Biofreeze

Sede: Warrenville, IL

Industria: Cuidados da Saúde

Após anunciar a parceria com o Blazers a empresa decidiu patrocinar o astro da franquia Damian Lillard. Essa assinatura com o ídolo da franquia levantou a discussão dentro da mídia da NBA sobre a dificuldade dos principais jogadores em mercados menores em conseguir grandes acordos de patrocínio e se isso teria impacto nas decisões das estrelas da liga.

Time: Utah Jazz

Empresa Parceira: Qualtrics

Sede: Provo, UT

Industria: Software

A Qualtrics se tornou parceira do Utah em fevereiro de 2017, mas doou seu espaço para o 5 For The Fight, uma campanha global que incentiva doações de $ 5 na luta contra o câncer.

Em outubro de 2019, foi anunciado que as organizações estariam estendendo sua parceria até 2023. Outro aspecto fascinante dessa parceria veio em outubro de 2020, quando a notícia de que os proprietários do Jazz concordaram em vender a equipe ao fundador da Qualtrics, Ryan Smith, por US $ 1,6 bilhão. Smith é muito conhecido em Utah e cresceu como um fã do Jazz.

Time Golden State Warriors

Empresa Parceira: Rakuten

Sede: San Mateo, CA

Industria: Serviços financeiros & Telecomunicações

O CEO da Rakuten Americas, Amir Patel, disse que o reconhecimento da marca entre os fãs de basquete do país subiu 300% desde o lançamento da parceria.
Portanto, não é surpresa que Patel tenha declarado sua intenção de renovar a parceria depois que ela expirou na temporada passada. Embora nenhuma renovação formal tenha sido anunciada, o Warriors promoveu suas novas camisetas no mês passado, que apresentavam o logotipo da marca.

Time: Los Angeles Clippers

Empresa Parceira: Honey

Sede: Los Angeles, CA

Industria: Serviços Financeiros

A disputa entre o Golden State e Clippers acabou entrando no setor externo as quadras. Em 20 de novembro, Los Angeles anunciou uma parceria com a Honey, um agregador de cupons que aplica descontos automaticamente ao fazer compras online.

Rakuten e Honey são concorrentes diretos; uma pesquisa por “Rakuten vs. Honey” no Google produz inúmeros artigos comparando os dois serviços.

Em 20 de novembro de 2019, o PayPal anunciou a aquisição da Honey por US $ 4 bilhões

Time: Los Angeles Lakers

Empresa Parceira: Wish

Sede: San Francisco, CA

Industria: E-commerce

De acordo com a GumGum Sports, o Lakers arrecadou $ 9,3 milhões em valor em seus canais de mídia social para a Wish na temporada 2018–2019, que classificou em primeiro na lista de patrocínio nas redes sociais.
Não é surpresa que LeBron James tenha conseguido aumentar este valor. No ano anterior à ida para o Lakers, ele e o Cavaliers ficaram em primeiro nas avaliações sociais da GumGum sobre os negócios de patch da liga. Depois do primeiro ano de James em Los Angeles, sua nova equipe ultrapassou Cleveland e assumiu a primeira posição.

Time: Phoenix Suns

Empresa Parceira: PayPal

Sede: San Jose, CA

Industria: Serviços Financeiros

O Suns está atualmente entrando na temporada №3 de seu acordo de patch com o PayPal.

Fãs do Talking Stick Resort Arena podem utilizar o aplicativo do PayPal para fazer e pagar pedidos de comida enquanto estão sentados, e podem optar pelo envio de mercadorias compradas na arena para suas casas.
Além disso, a associação de ingressos para a temporada do Suns é chamada de PayPal Sixthman, que permite que as compras de ingressos sejam refinanciadas por meio de crédito do PayPal.

Time: Sacramento Kings

Empresa Parceira: N/A

Sede: N/A

Industria: N/A

A parceria de patch com a Blue Diamond Growers expirou. Sacramento divulgou imagens de suas novas camisas da NBA para 2020-2021, e a empresa conhecida por suas amêndoas não estava presente. Além disso, um usuário do Reddit declarou em 19 de outubro que foi notificado por um oficial da equipe de que a parceria expirou e um novo parceiro de patch seria anunciado “em breve”.

Time: Dallas Mavericks

Empresa Parceira: Chime

Sede: San Francisco, CA

Industria: Serviços Financeiros

A Chime foi anunciada como nova parceira do Mavericks em janeiro de 2020

Mark Cuban declarou sobre a parceria:

“A experiência que a Chime desenvolveu para seus membros é verdadeiramente definindo o padrão em serviços financeiros, semelhante ao que nos esforçamos para oferecer ao Mavs Fans For Life mais de 41 noites por ano no American Airlines Center”

Após uma rodada de arrecadação de fundos em setembro, o valor da Chime aumentou para $ 14,5 bilhões, tornando-a a empresa de tecnologia financeira de consumo mais valiosa dos EUA.

Team: Houston Rockets

Empresa Parceira: N/A

Sede: N/A

Industria: N/A

Os Rockets são outra equipe que viu seu acordo expirar. Seu parceiro anterior, Rokit Phones, não apareceu nas camisetas da equipe durante a bolha no verão passado.

Segundo alguns repórteres as empresas estavam aguardando a resolução da novela James Harden para fazer ofertas para a franquia.

Time: Memphis Grizzlies

Empresa Parceira: FedEx

Sede: Memphis, TN

Industria: Frete e Logística Integrados

A FedEx, é a décima segunda na lista de 2020 da Morning Consult das “Marcas Mais Amadas” na América e, teve os direitos de nome da FedExForum – casa do Memphis Grizzlies – desde que o estádio foi inaugurado em setembro de 2004.

Durante a semana de 3 de agosto de 2017, quando a notícia foi divulgada pela primeira vez, a FedEx (NYSE: FDX) estava sendo negociada a $ 243,32 por ação. Desde o anúncio, o preço aumentou cerca de 21%.

Time: New Orleans Pelicans

Empresa Parceira: Ibotta

Sede: Denver, CO

Industria: Serviços Financeiros 

Em 25 de novembro, a Pelicans anunciou seu novo parceiro depois que seu contrato com a empresa de alimentos e especiarias Zatarain’s expirou.
Embora os termos financeiros não tenham sido divulgados, é justo supor que a escolha dos Pelicans, Zion Williamson no Draft da NBA 2019, ajudou a elevar o preço do novo acordo.

Time: San Antonio Spurs

Empresa Parceira: Frost Bank

Sede: San Antonio, TX

Industria: Serviços Financeiros

O Spurs and Frost Bank anunciou sua parceria em agosto de 2018 porém as duas organizações que trabalham juntas há mais de 40 anos. Tom Frost, o falecido bisneto do fundador do Frost Bank, forneceu o financiamento para a equipe de Dallas do ABA se mudar para San Antonio em 1973, antes que os Spurs ingressassem na NBA em 1976.

A Frost tem mais de 130 filiais, todas localizadas no Texas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: