Ir para conteúdo

NBA Top Shot: Conheça a nova febre que envolve a NBA

Você deve estar  se perguntando o que é NBA Top Shot. Sua criação aconteceu durante o desenrolar da temporada 19-20. Enquanto a NBA produzia a bolha em Orlando, a Dapper Labs criou o site/aplicativo que só era passível de utilização por quem possuía acesso a versão Beta. Com o início da nova temporada, o aplicativo foi aberto para o público geral e logo atraiu interesse por parte dos fãs e da mídia. O nível de interesse foi tão grande que o serviço chegou a ficar fora do ar por não  dar conta dos acessos.  Mas afinal, o que é o Top Shot e por quê vem chamando tanta atenção?

 

Afinal, o que é o Top Shot?

Top Shot é uma evolução do bom e velho álbum de figurinhas, com esse app o consumidor pode adquirir grandes  momentos da liga de forma digital. No exemplo acima, o toco de LeBron James contra o San Antonio Spurs foi comprado por um colecionador pelo valor de 100 mil dólares. Mas por quê o interesse em adquirir um lance por um valor tão alto quando é possível assistí-lo de graça no Youtube? Primeiramente, o Top Shot é feito para colecionadores, e estes, por característica, gostam de acumular ítens que poucas outras pessoas tem posse. Além disso, o lance poderá ficar disponível para reprodução pelo dono até o resto da vida. Porém, há um outro motivo que torna o Top Shot especial.

Além de um item de colecionador, cada lance Top Shot funciona como uma cryptomoeda (Bitcoin) sendo passível de valorização diariamente e com a disponibilidade de negociar lances com outros usuários.  Portanto, além de atrair o interesse de colecionadores, o site se tornou um excelente ativo de investimento.  Um rastreamento no Blockchain (local onde ficam registradas as principais transações envolvendo criptomoedas)  identificou que o NBA Top Shot estava em primeiro lugar no ranking de vendas nas últimas 24h acumulando um total de sete milhões de dólares em transações de colecionáveis.

É seguro?

Os altos valores  das transações tem sido vistos com bons olhos pela NBA. Com a queda nas receitas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, a liga visualizou  a possibilidade de novas arrecadações e licenciou seu produto junto a Dapper Labs. Logo, para segurança dos usuários, todas as negociações envolvendo o Top Shot são legais.

Apenas momentos atuais fazem parte do repertório do  site, mas com as cifras veiculadas em lances de temporada regular é impossível não imaginar quanto custaria um momento histórico como o arremesso que deu a Jordan e aos Bulls o sexto anel de campeão.

O ùltimo arremesso de Michael Jordan com a camisa do Chicago Bulls. Photo by: Fernando Medina/GettyImages

Agora você já pode começar a colecionar suas “figurinhas“. Caso ganhe dinheiro com a dica, fique a vontade para enviar um pequeno montante como agradecimento!

Kevin Leal Ver tudo

Jornalista em formação pela Escola de Comunicação da UFRJ, torcedor fanático da maior franquia da NBA e devoto de Marcus Smart. #CelticsBasketball

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: