Ir para conteúdo

Opinião: A polêmica convocação da seleção brasileira

Foto: Thierry Gozzer/CBB

Antes de eu entrar no tema do texto, é bom salientar que raramente faço algo opinativo aqui. O meu intuito é muito mais trazer informações e análises no blog, mas se você curtir eu posso pensar em produzir mais desse conteúdo.

Vamos ao tema…

Na tarde de ontem a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou os 17 jogadores convocados para defender a seleção na última janela da Americup e entre eles, estava o ala Dimitri Sousa.

A convocação do jogador de 26 anos que atua na terceira divisão da Itália, foi motivo de polêmica no Twitter. Com pessoas julgando o atleta como incapaz de estar na seleção e também de um favorecimento pessoal, já que ele é filho de um diretor da CBB.

Esse último ponto, foi até muito bem levantado pelo jornalista Demétrio Vecchioli no seu texto de ontem. É realmente bem incomum um jogador da terceira divisão ser convocado para uma seleção.

Ainda mais quando estamos falando do campeonato italiano, que está longe de ser o mais competitivo da Europa.

Além disso, Dimitri só jogou sete jogos e teve médias de 13 pontos em 26 minutos em quadra. Números que fazem ainda mais a gente se questionar da sua escolha por Petrovic.

Mas no Twitter, o treinador croata se defendeu dizendo: “essa janela, o mais importante é ter alguns nomes para cobrir a posição 3 no futuro”.

Esse argumento é um pouco preocupante, pois me traz mais perguntas do que respostas para ser sincero.

É verdade que o maior “problema” da seleção está realmente nas alas. Porém, não sei se convocar o Dimitri é a melhor escolha.

Primeiro, você estaria ignorando jogadores que estão rendendo muito bem no Brasil como Danilo Fuzaro (26 anos), Betinho (33 anos), André Góes (33 anos), Isaac (30 anos) e entre outros. Repare que eu não mencionei Léo Meindl, já que Petrovic comentou ontem que ele deve ser chamado para o pré-olímpico.

Todos esses nomes que citei acima, estão MUITO a frente do Dimitri na minha opinião. Levando em conta a competição que eles participam e os desempenhos que eles estão tendo em quadra.

Segundo, você abre a chance do questionamento sobre a credibilidade da convocação. O que é péssimo para a CBB que tenta aos poucos “passar” mais confiança aos torcedores e jornalistas.

Na minha visão, a convocação do ala foi péssima em todos os sentidos.

Foi ruim para o atleta, pois ele sofreu comentários pesados sobre a sua real qualidade como jogador. Também foi ruim para a CBB, que mais uma vez passa uma imagem que politica estaria acima de uma escolha técnica e ruim para o treinador, já que ele poderia ter se submetido a uma intromissão externa.

Deixando um pouco essa polêmica de lado, eu gostei da convocação no geral. Fico feliz em ver nomes como Vinicius Lucio, Ruivo, Márcio, Renan Lenz e outros que ganharam uma oportunidade.

Espero que eles tenham chance de mostrar o seu basquete e possam brigar por uma vaga no time que vai disputar o pré-olímpico.

E claro, desejo que não tenhamos mais polêmicas como essa no próximo anúncio.

Felipe Souza Ver tudo

Sou o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e fui co-criador do Live College BR. Fui o primeiro brasileiro a escrever sobre high school para um site americano, o D1Vision. Trabalhei para a Liga Super Basketball como repórter e assessor de imprensa. Também escrevi para os blogs como Jumper Brasil e TimeOut Brasil, tive textos publicados pelo Bala Na Cesta. Trabalho de Scout nas horas vagas e acredito que o estudo diário do basquete, me faz um profissional melhor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: