Ir para conteúdo

O que esperar da Copa Super 8 nesta temporada?

A Copa Super 8 teve todos os seus participantes e duelos definidos após o término do primeiro turno do Novo Basquete Brasil, o NBB. Portanto, o Blog do Souza mostra o que podemos esperar da competição mata-mata que anima o meio de temporada no basquete nacional: a Copa Super 8.

O que é a Copa Super 8?

Antes de mais nada, é importante destacar o que é a Copa Super 8. É uma competição em formato mata-mata que é realizada após o fim do primeiro turno do NBB, e que conta com a participação das oito primeiras equipes na classificação da liga nacional.

Tendo início nas quartas de final, os confrontos da Copa Super 8 também são definidos através da classificação do Novo Basquete Brasil. O primeiro colocado enfrenta o oitavo; o segundo enfrenta o sétimo, e assim por diante.

A temporada 2021 será a terceira edição da Copa, que já teve Flamengo (2018/19) e Sesi Franca (2019/20) levantando a taça. Inclusive, as duas finais disputadas até o momento foram entre essas duas equipes.

Franca é o atual campeão da Copa Super 8. Foto: Bruno Lorenzo/LNB
Confrontos da Copa Super 8:

(1) Minas x Mogi das Cruzes (8)
(2) Flamengo x Sesi Franca (7)
(3) Bauru x Fortaleza BC (6)
(4) São Paulo x Paulistano (5)

O que esperar da Copa Super 8 desta temporada?
Minas x Mogi das Cruzes:

Líder do NBB com 14 vitórias em 15 jogos, o Minas chega embalado para a disputa da Copa Super 8. Além de todo o favoritismo construído dentro de quadra, a equipe do técnico Léo Costa não perde desde o dia 10 de novembro, quando Minas sofreu sua única derrota na temporada. Portanto, embalo é o que não falta ao time.

O Mogi vem de três vitórias consecutivas no NBB e, consequentemente, está motivado após carimbar sua classificação para a Super 8 no último domingo. Agora, o time treinado por Guerrinha busca superar o favoritismo da equipe mineira e se classificar para a semifinal.

Flamengo x Sesi Franca:

Pela primeira vez, a final da Copa Super 8 não será entre as duas equipes, que vivem momentos opostos na temporada.

Vice-líder do NBB com 13 vitórias em 15 partidas, o Flamengo é dono de um dos melhores elencos do país e chegará inteiro ao torneio, já que ainda não jogou em 2021. A última vez em que a equipe de Gustavo de Conti entrou em quadra foi em 29 de dezembro, quando foi derrotada pelo Corinthians. No entanto, a sólida campanha credencia o Rubro-Negro ao favoritismo neste duelo.

Franca, por sua vez, tem campanha de oito vitórias e sete derrotas – sendo as últimas três de forma consecutiva. Portanto, a equipe do técnico Helinho Garcia chega com a dura missão de se recuperar dentro de quadra para conseguir brigar com o forte Flamengo.

Conheça o canal do Blog do Souza no YouTube!

Bauru x Fortaleza BC:

Terceiro colocado no NBB, o Bauru possui um dos melhores times do país e, por isso, tem leve favoritismo. No entanto, não terá uma tarefa simples na Copa. Das quatro derrotas sofridas na temporada pela equipe de Léo Figueiró, uma delas foi justamente para o Fortaleza. Sendo assim, apesar do favoritismo, o Dragão precisa estar atento para se classificar à semifinal.

Por outro lado, o Fortaleza Basquete Cearense vem animado com sua campanha de nove vitórias e seis derrotas no NBB. Para se classificar, os comandados de Alberto Bial precisam repetir o feito e vencer Bauru novamente, agora na Copa Super 8.

São Paulo x Paulistano:

Donos de campanhas parecidas, São Paulo e Paulistano fazem o duelo mais equilibrado das quartas de final.

Apesar de terminar o primeiro turno em quarto lugar, o São Paulo não jogou seu melhor basquete até o momento. No entanto, vem de uma importante vitória contra o próprio Paulistano, que dá moral aos comandados de Claudio Mortari para reencontrar o CAP.

O Paulistano, por sua vez, é uma agradável surpresa na temporada. Com 10 vitórias em 15 jogos, o time de Régis Marrelli faz campanha acima das expectativas e, certamente, fará um grande duelo contra o São Paulo.

Calendário da Copa Super 8:

A Copa Super 8 terá início na sexta-feira, 15, e término no sábado, 23.

Sexta-feira (15/01) – Quartas de final:

16h – Minas x Mogi – DAZN

19h – São Paulo x Paulistano – ESPN + DAZN

Sábado (16/01) – Quartas de final:

13h – Bauru x Fortaleza – DAZN

16h – Flamengo x Sesi Franca – TV Cultura e DAZN

Terça-feira (19/02) – Semifinais:

17h – Jogo 5 – DAZN

20h – Jogo 6 – ESPN e DAZN

Sábado (23/01) – Final:

16h – Jogo 7 – TV Cultura, ESPN e DAZN

Lucas Ardito Ver tudo

17 anos, estudante, amante de esportes e futuro jornalista!

2 comentários em “O que esperar da Copa Super 8 nesta temporada? Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: