Os 3 principais impactos da lesão de Markelle Fultz

Markelle Fultz vinha sendo uma das gratas surpresas nesse início de temporada do surpreendente Orlando Magic. Mantendo seu sistema defensivo que esmaga os adversários e os leva a um estilo de jogo estagnado e físico, o time da Flórida conseguiu esse ano sair de um sistema ofensivo quase nulo para um minimamente eficiente (e simples). Mas qual era o impacto de Fultz nessas áreas?
1 – DEFESA
Detentor de um dos piores Defensive Rating do time, o armador tinha um papel um pouco ingrato defensivamente que leva a esse número. Ele era responsável por pressionar os armadores adversários e dificultar a volta da bola para esses jogadores. Isso tem um papel fundamental no sistema defensivo do Orlando, que gosta de obrigar jogadores de apoio a decidirem em condição de um-contra-um, principalmente se o defensor é Aaron Gordon ou Michael Carter-Willians.
2 – TRANSIÇÕES
O Magic é um time que precisou acelerar um pouco suas transições ofensivas nesta temporada para poder criar um pouco mais de espaço para finalizações mais eficientes, o que nos leva a importância FUNDAMENTAL do armador. Responsável por um Pace superior a média do seu time, Fultz tinha mais de 14% das suas finalizações nessa situação, gerando 1 ponto por posse assim. Some isso a um aproveitamento surreal de 66% nas bolas de transição dentro da área restrita e o time de Orlando vai sentir muita falta do seu armador.
3 – ATAQUE
Aqui é provavelmente o momento do jogo onde Fultz vai fazer mais falta. Lembra quando foi dito que o ataque do Magic saiu de um ostracismo onde cada ataque na temporada passada era um parto de ouriço? Muito da melhora está ligada a melhora do jogo do armador. Além das transições, Fultz comanda o jogo de pick do Orlando com Vucevic, conseguindo encontrar o pivô diversas vezes, tanto no pop quanto no roll. Essa agressividade também abre muito espaço para os arremessos de Terence Ross e Evan Fournier, além dos cortes sem bola em direção a cesta de Aaron Gordon.
Além desses fatores, o fator psicológico também terá um papel importante em como o Magic irá se adaptar, como vão alterar sua rotação e suprir esses problemas. Essa lesão é triste para o garoto, para a equipe e para quem gosta de basquete.
Categorias
Vitor Hugo Sarvas Ver tudo
Analista de desempenho desde 2014, acredita que a ciência e a prática podem e devem andar juntas. Escrever faz parte da maneira de divulgação científica e mostrar como de fato ambos se completam.