Ir para conteúdo

A dupla Jay-Jay se coloca entre as melhores da NBA

Brown e Tatum comemoram o Game Winner contra os Bucks
Photo by Getty Images

O início desta temporada da NBA não tem sido fácil para o Boston Celtics. A franquia perdeu Gordon Hayward na Free Agency e não poderá contar com Kemba Walker por tempo indeterminado por lesão no joelho. Com isso, o poderio ofensivo da equipe foi fortemente afetado. Principalmente na parte de criação de jogadas. A situação forçou a dupla Tatum-Brown a adicionar novas características ao seu estilo de jogo para compensar as perdas da equipe.

Na temporada passada, a soma dos dois atletas garantia ao time 43,7 pontos por jogo. Na temporada atual, a dupla aumentou seus números para 53,2 pontos, praticamente 10 pontos a mais por jogo. Essa diferença compensa por aproximadamente 50% dos pontos por jogo oferecidos pelo armador Kemba Walker. Além disso, os dois evoluíram sua capacidade de armar jogadas aumentando seus números de assistências. No duelo em Detroit contra os Pistons, Tatum atingiu a maior marca de sua carreira ao dar 12 assistências para os companheiros.

Jaylen Brown e Jayson Tatum tem um grande desafio pela frente, manter a equipe Celta entre os principais candidatos à final da Conferência Leste em uma temporada onde a competitividade aumentou com a presença de Kyrie Irving e Kevin Durant em Brooklyn. Até o momento, Boston tem 5 vitórias e 3 derrotas na temporada e ocupa a quarta posição da conferência.

A resposta da dupla em oito jogos tem sido extremamente positva. Nesse início de temporada, apenas outras três duplas somam mais pontos que a dupla Jay-Jay. Harden e Wood por Houston, Irving e Durant por Brooklyn, além de McCollum e Lillard por Portland. A situação não é estranha para a jovem dupla. Em 2018, a equipe perdeu Hayward e Kyrie por lesão durante a temporada e a dupla assumiu a responsabilidade de levar a equipe até as finais de conferência, perdendo apenas no sétimo jogo das finais do leste para o Cleveland Cavaliers de LeBron James. Jaylen e Jayson são dois atletas extremamente inteligentes que conseguem sempre encontrar soluções para seus problemas com o passar do tempo. Com apenas 24 anos para Brown e 22 anos para Tatum a dupla promete tomar conta da NBA nos próximos anos.

Jaylen Brown atingiu a maior pontuação de sua carreira nesta temporada

A temporada atual ainda terá muitos jogos pela frente, é muito cedo para dizer, mas o momento atual credencia os dois a serem elegidos para o All-star. Assim como para algum dos prêmios individuais da temporada como MIP ou quem sabe MVP. Resta a nós assistirmos a linha de desenvolvimento da carreira da dupla que pode marcar época na franquia do trevo.

A dupla Jay-Jay não chegou aos Celtics já como estrelas consolidadas. A cada jogo é colocado mais um tijolo na construção de suas carreiras e não há nenhum outro lugar melhor para esses dois jogadores crescerem e liderarem um time as glórias do que em Boston. A franquia nunca teve um MVP das finais que não tenha sido draftado em casa. Os torcedores se orgulham em assistir o crescimento das jovens estrelas ano após ano e anseiam pelo momento em que os dois estarão prontos para trazer o tão sonhado Banner 18 para teto (ou chão) do TD Garden.

Kevin Leal Ver tudo

Jornalista em formação pela Escola de Comunicação da UFRJ, torcedor fanático da maior franquia da NBA e devoto de Marcus Smart. #CelticsBasketball

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: