Ir para conteúdo

Saiba como funciona os campeonatos profissionais em Portugal

(João Santos / Basketotal)

Apresento aqui o primeiro texto vindo de Portugal da parceria entre o Blog do Souza e o site Basketotal.

Antes de falar de jogos e resultados, julgo ser importante explicar quais os campeonatos adultos existentes em Portugal e a sua forma de disputa. Por isso esse primeiro texto é dedicado para explicar o campeonato.

Os Campeonatos Nacionais Masculinos Seniores (adultos) são os seguintes (ordem do patamar mais elevado para o mais baixo):

– Liga Masculina designada de Liga Placard;

1ª Fase – 14 equipes com turno e returno;

2ª Fase Play-Off (a melhor de 5 jogos) – 8 primeiros classificados (quartas-final, semi-finais e final);

2ª fase Play-Out (a melhor de 5 jogos) – entre o 9º, 10º, 11º e 12º classificado, quem perder desce à Proliga;

– o 13º e 14º classificado da fase regular descem automaticamente à Proliga;

– Campeonato da Proliga;

1ª Fase – Os 16 clubes serão divididos em dois grupos de 8 (Norte e Sul), através do critério de localização geográfica. 

2ª Fase – Os clubes serão divididos em 2 grupos, prevalecendo a classificação da 1ª Fase: 

Grupo Subida – composto pelos 4 clubes melhor classificados da zona Sul e pelos 4 clubes melhor classificados da zona Norte, jogando apenas com os adversários da outra Membro Fundador zona (Norte ou Sul). Neste grupo, contam os resultados obtidos na 1ª fase, mas apenas os dos jogos realizados com as equipes que seguiram para o mesmo grupo da 2ª fase. 

Grupo Descida – composto pelos 4 piores clubes classificados da zona sul e pelos 4 piores clubes classificados da zona Norte, os quais disputarão uma “poule” a duas voltas jogando apenas com os adversários da outra zona (Norte ou Sul). Neste grupo, contam os resultados obtidos na 1ª fase, nos jogos realizados com as equipes que seguiram para o mesmo grupo da 2ª fase. 

3ª Fase Final / Play off: os 4 primeiros classificados da 2ª Fase – Grupo Subida, disputarão os Play off (eliminatórias) de acordo com as seguintes “chaves”: 

1ª Eliminatória – Semi-final (à melhor de três jogos) 1º Classificado x 4º Classificado 2º Classificado x 3º Classificado 

2ª Eliminatória – Final (à melhor de três jogos) Entre os vencedores das 1/2 finais do play-off 

Nos Play-Off, à melhor de três jogos, o primeiro jogo será disputado em casa do clube pior classificado da 2ª Fase – Grupo A, e o segundo e o terceiro (este, se necessário) serão disputados em casa do clube melhor classificado. 

3ª Fase/ Play-Out – A disputar entre o 2º e o 3º classificado de cada zona do Grupo de Descida, numa única eliminatória também à melhor de 3 jogos- Campeonato Nacional da 1ª Divisão; 

– Campeonato Nacional da 1ª Divisão;

– A competição é estruturada em quatro grupos: Grupo Norte, Grupo Norte/Centro, Grupo Centro/Sul e Grupo Sul. 

– Cada grupo será composto por 8 clubes. 

– As equipes são divididas pelos 4 grupos seguindo o critério da proximidade geográfica. 

– As equipes das regiões autónomas dos Açores e Madeira serão inseridas em grupos que se localizem perto dos aeroportos de Lisboa e Porto.

A competição será disputada em 3 Fases:

1ª fase: em cada um dos grupos os clubes jogam entre si em turno e returno. 

2ª fase: os 4 primeiros classificados do Grupo Norte e do Grupo Norte/Centro jogam entre si. Os 4 primeiros classificados do Grupo Centro/Sul e Sul jogam entre si. Os clubes só jogam contra os do outro grupo, contando os resultados obtidos na 1ª fase, apenas com os das equipes que seguiram para o mesmo grupo da 2ª fase, disputando o Grupo de Subida. Os 4 últimos classificados do Grupo Norte e do Grupo Norte/Centro jogam entre si. Os 4 primeiros classificados do Grupo Centro/Sul e Sul jogam entre si. Os clubes só jogam contra os do outro grupo, contando os resultados obtidos na 1ª fase, apenas com os das equipes que seguiram para o mesmo grupo da 2ª fase.

3ª fase: Os 4 primeiros classificados de cada Zona disputam um play-off à melhor de 3 jogos. 

4ª fase: o vencedor de cada uma das duas zonas disputará a final nacional, sendo o jogo disputado em campo neutro. 

O Play-out – é disputado pelo 5º e 6º classificado do Grupo de Descida, em cada zona.

– Campeonato Nacional da 2ª Divisão;

Sistema de disputa semelhante ao do Campeonato da 1ª Divisão Masculina.

Os Campeonatos Nacionais Femininos Seniores (adultos) são os seguintes (ordem do patamar mais elevado para o mais baixo):

– Liga Feminina designada de Liga Skoiy;

1ª Fase – 12 equipes que disputam turno e returno;

2ª Fase Play-Off (a melhor de 3 jogos, sendo que o primeiro jogo é disputado na casa do pior classificado) – 8 primeiros classificados fase regular (quartos-final, meias-finais e final);

– o 11º e 12º classificado da fase regular descem ao Campeonato da 1ªDivisão Feminina;

– Campeonato da 1ª Divisão Feminina;

Sistema de disputa semelhante ao Campeonato da Proliga.

– Campeonato da 2ª Divisão Feminina;

Sistema de disputa semelhante ao do Campeonato da 1ª Divisão Masculina.

Deixo ainda esta informação:  todos os jogos da Liga Placard e da Liga Skoiy têm transmissão em direto na FPBtv que está disponível no site  http://www.fpbtv.pt  (registo grátis) e na app móvel que se encontra disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play).

Redação Ver tudo

Publicações de releases

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: