Ir para conteúdo

O dia em que Marcelinho Machado fez 63 pontos e quebrou recordes no NBB

Marcelinho Machado é, sem dúvidas, um dos maiores atletas da história do Novo Basquete Brasil (NBB) e do basquetebol brasileiro como um todo. Pentacampeão e duas vezes MVP do campeonato, o ala colecionou recordes e grandes atuações ao longo de sua carreira. Hoje, o Blog do Souza destaca os 63 pontos de Marcelinho Machado na temporada 2009/2010.

Na ocasião, o NBB vivia seu segundo ano de vida e contava com 14 equipes. Entre elas, Flamengo e São José, que se enfrentaram em 7 de março de 2010, data na qual Marcelinho teve uma das maiores atuações do Novo Basquete Brasil. No duelo vencido pelo Rubro-Negro por 101 a 89, o ala do Flamengo anotou incríveis 63 pontos e quebrou recordes de pontuação e bolas de três convertidas.

Neste dia, Marcelinho Machado se isolou como o maior pontuador do NBB em um único jogo e, mesmo após mais de dez anos, ainda não foi superado. Quem chegou mais perto foi Quezada, ao anotar 50 pontos no duelo entre Brasília e São José, em 2013/2014.

Destes 63 pontos de Marcelinho, 48 vieram de arremessos do perímetro. Foram 16 acertos em 21 tentativas, aproveitamento de 76% que fez com que o ala se tornasse o atleta com mais bolas de três convertidas em uma partida na história da competição.

Foto: Divulgação/Flamengo Basquete

A efeito de comparação: caso o jogo entre Flamengo e São José fosse válido pela liga norte-americana, a NBA, Marcelinho também seria o recordista, já que Klay Thompson, que é o atleta com mais bolas do perímetro em um único jogo, possui 14 arremessos convertidos.

Além do recorde de pontos e bolas de três, Marcelinho também quebrou a marca de maior eficiência em uma única partida: 60.

Ainda na temporada 2009/2010, Marcelinho Machado foi eleito o melhor jogador da competição. Suas médias foram de 25.9 pontos, 6.2 rebotes, 2.8 assistências e 24.8 de eficiência.

Números da carreira de Marcelinho Machado:

  • Temporadas: 10
  • Títulos: 5
  • Prêmios de MVP: 2
  • Jogos: 314
  • Médias: 18.2 pontos, 3.9 rebotes e 3.1 assistências, além de 17.1 de eficiência

Lucas Ardito Ver tudo

17 anos, estudante, amante de esportes e futuro jornalista!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: