Ir para conteúdo

Especial da Semana da Consciência Negra – O quanto a cor da sua pele é um combustível na luta pelos seus sonhos?

Desde muito novo aprendi o quão seria difícil o caminho por conta da minha cor. Nascido e criado no Sul do país, um antro de racistas, conviver com pessoas que tentavam me diminuir por ser preto foi algo constante durante a minha infância e adolescência. Apesar de todas as dificuldades, uma coisa martelou na minha cabeça no momento em que adquiri a minha consciência racial foi: cada passo dado e cada caminho trilhado não seria só por mim. Seria pelos meus. 

A partir deste momento, lutar pelos meus sonhos se tornou um objetivo ainda maior, tendo em vista o peso que isso começou a ter dentro de mim. Mas era um peso bom. Um peso que eu queria e quero carregar sempre. A oportunidade de representar os meus, da mesma forma que meus ídolos me inspiram, me faz ter fé e força para que dias melhores possam vir para todos nós. Afinal, como diria Emicida: “Tudo, tudo, tudo que nóiz tem é nóiz”.

Não tem como não se emocionar a cada mensagem de um irmão falando que tem orgulho da minha trajetória. Orgulho de se ver representado. Eu não conquistei um terço do que eu quero pra minha vida, mas ver que o que consegui em 25 anos é algo que representa muito para os iguais a mim realmente toca o meu coração da forma mais sincera. 

Ubuntu: Eu sou porque nós somos. E será sempre assim. Merecemos o topo, e vamos chegar lá. Por mim, por nós. Não deixaremos de sonhar e seremos resistência. E cá entre nós, de preto pra preto… Eles terão que se preparar para ver preto sem matar e sem roubar em todos os jornais! Né, Djonga? 

Fé e força na luta, meus irmãos. Seguiremos sonhando e conquistando o que é nosso.

O TEXTO FOI PRODUZIDO POR:

Vitor Cachoeira é jornalista preto formado pela FACHA. Com passagens como repórter, produtor e editor pela Web TV FACHA e pelos blogs iFlamengoNews e Garrafão Rubro-Negro, atualmente integra a equipe de comunicação do Flamengo na parte de conteúdo do futebol profissional.

Redação Ver tudo

Publicações de releases

Um comentário em “Especial da Semana da Consciência Negra – O quanto a cor da sua pele é um combustível na luta pelos seus sonhos? Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: