Ir para conteúdo

A uma semana do draft, o que se pode esperar?

Zion Williamson, primeira escolha do draft de 2019 com o comissário Adam Silver. Foto: Sarah Stier/Getty Images

Na próxima quarta-feira (18), acontecerá mais uma edição do draft da NBA. Esse é um dos momentos mais aguardados da offseason ao lado da free-agency. No draft ocorre a seleção dos melhores prospectos do basquete das faculdades ou do exterior. Em outras épocas – e possivelmente em breve – também incluiu promessas do ensino médio.

Mas esse ano temos uma situação um pouco diferente das demais. Nos últimos drafts houve prospectos tão fortes, destaques de suas divisões no college, que se tornaram unanimidade como altas escolhas no draft. Exemplos: Zion Williamson e Ja Morant em 2019, Markelle Fultz em 2017, Ben Simmons em 2016. Esse ano a situação é um pouco diferente. Nenhum jogador é tido como uma futura estrela ou franchise-player. Dessa forma, a loteria (quatorze primeiras escolhas), principalmente nas primeiras cinco escolhas, é uma verdadeira incógnita.

Why LaMelo Ball Is The Top Prospect In The 2020 NBA Draft
LaMelo Ball, possível primeira escolha, jogou no basquete australiano em 2020. Foto de: Anthony Au-Yeung/Getty Images

Outro fator a ser colocado na conta nesse draft é que as franquias só puderam fazer as entrevistas com os jogadores por chamadas de vídeo. Querendo ou não, isso faz a diferença na hora de uma possível escolha. Os workouts desse ano foram feitos de maneira diferente, o que também deve pesar nas escolhas.

Mas há ainda mais razões que tornam este draft interessante.

No top 3, temos franquias em momentos diferentes. Os Wolves, que estiveram em processo de reconstrução recentemente, têm novamente a primeira escolha geral. Diferente das outras vezes, o time sabe o que precisa para se tornar competitivo no Oeste e isso pode vir pelo draft.

Já os Warriors, cinco vezes finalistas nos últimos seis anos, com três títulos na bagagem, são um time pronto para ganhar. Eles só estão ali devido às lesões sofridas na última temporada. Pela falta de uma evidente próxima estrela, talvez faria mais sentido trocar a escolha, o que eles já demonstraram interesse em fazer, seja para limpar a folha salarial ou adquirir um jogador pela necessidade que o time tem agora.

Por último, os Hornets, talvez uma das franquias mais bagunçadas da NBA, estão ali para selecionar o melhor talento possível disponível na terceira escolha. Quem sabe para formar uma dupla para Graham no backcourt ou selecionar um pivô para povoar o garrafão.

Ainda na loteria, dois times podem selecionar bem e surpreender na próxima temporada. Os Phoenix Suns, que fizeram uma tremenda bolha e mostraram que são um time para o futuro, são donos da décima escolha. Selecionando pelas necessidades do elenco, como um 3&D ou um armador reserva, a franquia pode finalmente saltar de qualidade e pintar como um competidor pela vaga de playoff no Oeste. Já o Detroit Pistons, dono da sétima posição no draft, pode iniciar claramente o processo de reformulação. Talvez um Killian Hayes em Detroit, formando uma dupla francesa com Sekou Doumbouya, seria um belo caminho e um time pelo menos com talento para as próximas temporadas.

Killian Hayes sees himself in Detroit with Sekou Doumbouya - Archyde
Sekou Domboya à esquerda e Killian Hayes à direita. Ambos já jogaram juntos na seleção de base da França, além de terem se enfrentado no basquetebol de base francês.

Pelo equilíbrio entre os prospectos, times que estão no meio do draft e no início da segunda rodada podem se dar bem, conseguindo “steals” para as posições que eles selecionam.

O draft 2020 vai ser uma atração como todos os outros, e com o calendário apertado tendo o início da free agency apenas dois dias depois, as loucuras provavelmente vão acontecer e, é claro, divertir os fãs.

Eduardo Moreira Ver tudo

Tenho 16 anos e sou apaixonado em basquete. quero compartilhar a visão e meu mínimo conhecimento com todos

Um comentário em “A uma semana do draft, o que se pode esperar? Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: