Ir para conteúdo

Lula Ferreira fala sobre os desafios a frente do comando da Liga Nacional de Basquete

Em entrevista exclusiva ao Blog do Souza, o supervisor do Sesi Franca Basquete fala sobre a nova função no conselho de administração da LNB após a renúncia de Nilo Guimarães.

Por Miguel Salek Junior (@miguelsalek)

Na última quarta-feira, Lula Ferreira foi alçado a presidência da Liga Nacional de Basquete para um mandato interino até dezembro. Já empossado ao cargo em reunião virtual, o atual presidente será o responsável pelo sucesso do NBB 13 em um formato possível perante a pandemia mundial e a restrição de deslocamentos dos clubes participantes, bem com seu maior desafio na gestão – realizar o torneio com a garantia do cumprimento de todos os protocolos sanitários.

Além disso, trouxe informações esclarecedoras sobre a próxima temporada da LDB, bem como a questão das transmissões das partidas e a possibilidade do retorno do público às praças esportivas no segundo turno da temporada que se iniciará no dia 10 de Novembro.

MS – Quais os desafios que você vislumbra neste curto período a frente da presidência da Liga Nacional, em face deste momento atípico para o esporte brasileiro e mundial?

LF – Primeiro gostaria de frisar que, embora interinamente, é uma grande honra ocupar o cargo de presidente da Liga Nacional de Basquete. É uma entidade que trabalha há mais de 10 anos pelo desenvolvimento do basquete nacional e sinto-me honrado em participar dela. O desafio é dar continuidade as atividades já existentes, com o foco principal no início do NBB 13, uma competição especial em virtude da pandemia mundial que alterou o formato de disputa com o advento das “bolhas” e a aplicação rigorosa do protocolo sanitário para a proteção de todos os participantes deste evento que venha a empolgar o torcedor que sempre acompanha a competição.

MS – Com o advento das “bolhas” para a disputa do NBB 13 no primeiro turno, o fã do basquete nacional terá o mesmo formato de exibição das partidas que foi utilizada na ultima temporada, já com a definição dos canais exibidores das partidas?

LF – O Departamento de Marketing e de Comunicação trabalham intensivamente para que todos os jogos possam ser transmitidos, ainda estamos em tratativas com as emissoras de televisão e com as plataformas digitais para trazer o maior numero de jogos possível ao torcedor. Isto é ainda mais necessário pelo formato do torneio não permitir a presença de público e torna-se um fator extremamente importante de divulgação do esporte

*Nota: A TV Cultura fará a transmissão do torneio na TV aberta aos sábados, como antes fazia a Rede Bandeirantes. A ESPN transmitirá um jogo por semana na TV fechada, o DAZN transmitirá a maioria das partidas via streaming e as plataformas digitais Twitter, Twitch e Facebook transmitirão algumas partidas do torneio, sem frequência definida para tal.

MS –  Com a definição da disputa do primeiro turno no sistema de “bolhas”, a Liga trabalha com a possibilidade de haver público no segundo turno desta temporada?

LF – Sim, trabalhamos esta possibilidade. No primeiro turno, utilizaremos as “bolhas” já divulgadas na tabela do torneio e sem a presença do público. O formato a ser utilizado no segundo turno dependerá da situação da COVID-19 no país e da determinação das autoridades quanto a um eventual retorno da presença de publico nas praças esportivas em todas as regiões que serão disputadas as partidas. Caso isto não possa acontecer, já estamos prontos para seguir o torneio no mesmo formato do primeiro turno, com todos os procedimentos sanitários já estabelecidos.

MS – Sobre a próxima edição da Liga de Desenvolvimento do Basquete, já existem definições quanto ao numero de participantes, período de disputa e o formato da mesma?

LF – A LDB será disputada no período de Julho a Agosto de 2021, três meses de competição. O formato do torneio será estipulado após a definição do número de equipes participantes, ainda haverá um prazo para as inscrições. Já sabemos que todos os participantes do NBB 13 devem ter uma equipe sub-22, portanto teremos 16 times inicialmente. Além disto, as equipes que jogarem o NBB 14 deverão disputar esta LDB e outras equipes que não estejam nos critérios mencionados, podem inscrever-se para disputar o torneio. A expectativa é de um campeonato bem robusto no ano de 2021.

MS – Como estão os projetos de captação de recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte, bem como a busca de um patrocínio master para as próximas edições do NBB?

LP – O departamento de marketing e o departamento técnico da LNB  seguem em busca destes recursos de forma ininterrupta, pois estes recursos são vitais para todos os custos que envolvem a realização das temporadas do NBB e devemos ter novidades quanto a estes assuntos assim que possível, apesar do momento delicado que vivemos em virtude da pandemia.

MS – Por fim, qual a mensagem que você gostaria de deixar ao torcedor e fã do basquete no Brasil neste momento complicado que enfrentamos para o esporte?

LF – Vamos começar um NBB erguido com muita dificuldade por conta da pandemia, em um esforço gigantesco de todos os clubes junto com a Liga Nacional de Basquete e, infelizmente, sem a presença inicial do torcedor – que é a razão de ser do torneio – e com a certeza de minimamente, pelos meios de comunicação, ele irá acompanhar o campeonato e o esforço dos clubes em realizar mais um torneio em alto nível e elevar cada vez mais o nome do basquete brasileiro.

Miguel Salek Junior Ver tudo

Fã do basquete desde a infância (culpa da NBA), na adolescência e juventude passou o basquete a ser um vício graças as férias que passei em Franca e o amor pelo jogo permanece até hoje. Desde Outubro de 2020 integro o Blog do Souza, procuro entender cada vez mais sobre o jogo para trazer ao leitor ainda mais dados e fatos sobre o jogo e seus participantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: