Ir para conteúdo

Análise Onyeka Okongwu

Universidade: USC

Nacionalidade: EUA

Posição: C

Ano: Freshman

Idade: 11/12/2000 (19 anos)

Altura: 6’9 (2,06)

Peso: 245 lbs (111 Kg)

Envergadura: 7’2 (2,18)

Projeção no Draft: Top 10

Stats: 16.2 Pts, 8.6 Reb, 1.1 Ast, 2.7 Blk, 1.2 Stl, 62% FG, 25% 3PT, 72% FT em 31 minutos.

Melhores Fits: Celtics, Hornets, Wizards, Warriors

Comparação: Bam Adebayo, Wendell Carter Jr. 

 

USC standout Onyeka Okongwu declares for the NBA draft - Los Angeles Times

 

Função projejatada:

Chão: Um titular nada especial. Consegue pegar alguns rebotes, é um defensor bom, que pode atuar em diferentes coberturas mas não em altíssimo nível, consegue pontos no garrafão e é uma lob threat. Porém, é um passador que não passa de mediano, não arremessa e não é uma força dominante no garrafão. 

Teto: All NBA e All Defensive Team. Um dos melhores pivôs da liga, pontua muito no garrafão com um skillset completíssimo e um atletismo fora do comum, é efetivo tanto no post quanto no face up. É um passador muito bom no short roll, no post e até gerando oportunidades de forma independente. Pode arremessar no mid-range e se for deixado livre em P&Pops ou for deixado sozinho no perímetro, pode converter dos 3 pontos, em baixo volume. Defensivamente executa todas as coberturas em um nível elite, é um dos líderes da liga em tocos e pode marcar da 3 a 5. 

 

 

Atletismo/Físico: Okongwu é muito atlético. Tem fluidez correndo a quadra, troca de direção muito bem para um big, é ági e tem excelente velocidade lateral. Sua impulsão é muito boa também, destaca-se muito pela velocidade que sai do chão e pelo seu 2º pulo. Consegue saltar a partir de um ou dois pés e mesmo em meio ao tráfego consegue pular bem. Ele tem uma boa força ao considerar seu tamanho, porém, adicionar mais força na parte inferior de seu corpo ainda é necessário, não aumentando muito seu peso ao ponto de comprometer sua mobilidade, mas ao ponto que ajuda na contenção dos pivôs mais fortes e na explosão horizontal, que é algo que ainda precisa ser desenvolvido.

Seu tamanho não é um contribuinte também, embora ele com certeza consiga jogar como um pivô, a altura de 6’9 (2,06)  não é o ideal, a envergadura de 7’2 (2,18) já é boa.

O ganho geral de força também é necessário. Em torno de 10 a 15 lbs idealmente.

Nota: A-

 

 

 

Playmaking/Handling: Para um big, Okongwu é um passador acima da média. Mostra-se sempre disposto a encontrar companheiros, entende as leituras bem (embora aconteça de perdê-las por vezes), tem uma antecipação boa, no short roll é muito bom, faz um bom trabalho encontrando cutters e shooters embora demore para tomar a decisão muitas vezes. No geral é melhor com mais tempo para processar e entender as ações na quadra.

O ball handling é bom para moves curtos e simples no garrafão mas não suporta a pressão bem. Pode eventualmente trazer a bola em transição, mas ainda não é uma situação muito boa, no entanto o potencial de melhora é claro. Não é alguém para se confiar qualquer tipo de criação de perímetro com a bola, embora seja bom para explorar matchups contra bigs mais lentos.

Nota: B-  

 

  

Ataque Interno: Embora Okongwu não seja um 7 footer, ele é uma máquina pontuando no garrafão. Tem um toque maravilhoso finalizando com as duas mãos: leve e preciso, tem um bom controle do corpo para se “contorcer” e fazer pequenas mudanças no ar antes de finalizar. Tem moves bons para criar espaço para finalizar, em especial seus spin moves são de extrema eficiência. O handle é limitado, a execução de moves simples é boa, mas moves muito complexos ainda não acontecem.

É um  perigo enorme no PnR como é um screener muito inteligente e sabe se posicionar, além da sua habilidade notória de sair do chão em meio a pressão e muito rápido.

Também é uma ameaça como lob threat e em transição pode levar a bola ocasionalmente e capitalizar. Os pontos de 2ª chance ainda são outra maneira boa que ele encontra de pontuar.

A adição de mais explosão e força pode ajudars, já que ele é mais do tipo que ganha vantagem na velocidade e agilidade do que propriamente na força.

Nota: A- 

 

 

 

Shooting: No momento, não é um arremessador basicamente em qualquer nível . Tentou apenas 4 bolas de 3 em USC e converteu 1. A mecânica não é quebrada, é inconsistente e tem um realease point mais baixo que o ideal, porém ele mostra conforto e tem boa velocidade. Os números da linha de lance livre são razoavelmente bons, 72%.

Eventualmente atuar no PnPop  com alguns arremessos no mid-range parece uma projeção razoável, mas ele não é o novo Porzingis ou Karl Anthony-Towns. 

Nota: D+ 

 

 

 

Defesa: Onyeka tem tudo para ser um jogador especial na defesa. Tem pés muito “leves” se acompanha jogadores de perímetro com tranquilidade, excelente trabalho de pés tanto próximo à cesta quanto no perímetro. É inteligente usando os ângulos corretos no PnR, tem boa percepção para a ajuda e instintos como team defender aguçados. Rotações muito boas.

Pode executar literalmente todas as coberturas de PnR em altíssimo nível: Drop, Hard Hedge, Troca, Hedge & Recover etc.

Tem ótimos instintos também ao proteger o aro. Excelene timing, senso de posicionamento e a velocidade que ele pode sair do chão ajuda muito. Seus braços longos e atletismo compensam aqui pela falta de altura. Ele também trabalha muito bem nas linhas de passe, teve 1.2 roubos por jogo;

Embora o senso comum seja de que um pivô de 6’9 sofre marcando outros pivôs no garrafão isso não foi o que aconteceu no college, jogo atrás de jogo ele teve boas atuações defensivas e não foi exposto em nenhum momento. Para a NBA ele precisa sim ganhar mais força para conter os maiores pivôs, mas não é necessário uma ganho muito incomum.

Quanto aos rebotes ele faz um bom tralho em boxouts e com suas ferramentas físicas consegue exercer um bom controle da tabela.

Nota: A-

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: