Ir para conteúdo

As 10 melhores fitas do NBA Entertainment Home Video

Antes de entrar na parte divertida um pouco de história. David Stern é o principal responsável pela criação do NBA Entertainment Home Video, as fitas (isso mesmo, fitas) de VHS que entretinham o público na pré-história dos anos 90. Quando chegou ao cargo de vice-presidente, Stern encontrou uma liga que transmitia as Finais em VT, depois das partidas, e não tinha uma presença no imaginário do público.

A primeira missão de Stern foi distribuir câmeras, videocassetes e fitas para todas as franquias da NBA. O objetivo era ter todas as partidas filmadas, para começar uma biblioteca de filmes da NBA. Depois, Stern passou a buscar os raros vídeos antigos, tentando remontar a história da liga. 

Finalmente, a NBA resolveu produzir seus próprios filmes. A maior parte contava histórias de seus jogadores em curtas de 40 minutos até quase uma hora. E comerciais. Um dos mais memoráveis comparava os jogadores da liga com bailarinos do Ballet de Kirov. 

No seu auge, o departamento contou com mais de 200 pessoas. A produção de conteúdo da NBA era um oásis no deserto de conteúdo em um mundo não conectado. 

“Tudo que temos como garantido hoje começou, de verdade, nos anos 80 e 90”, disse Ed Desser, um dos primeiros funcionários da NBA Entertainment, ao site Vice.

A NFL tinha a NFL Films, a MLB levava sua liga aos fãs com o This Week in Baseball. A resposta da NBA veio após Stern e seus colegas garimparem vídeos antigos, tornarem comum a gravação de partidas e uma excelente produção de conteúdo.

Fim da lição de história, vamos para a parte divertida.

Na era pré-internet, no passado longínquo para muitos de vocês, não era fácil assistir vídeos com jogadas do seu atleta favorito. Não tinha YouTube para digitar “LeBron flops” e ver LeBron James caindo no chão ao menor contato. 

Aí que entram as fitas (não, sério, eram fitas mesmo. Não é piada) do NBAE, como também era conhecido o setor. A gente tinha uma biblioteca ilegal de vídeos da NBA na minha turma. Quem conseguia um VHS novo invariavelmente emprestava para os outros, que copiavam. Muitas manhãs de semana, antes da aula, ia até meu avô, com o videocassete debaixo do braço, gravar as fitas, com o auxílio do VHS dele.

Aos jovens, a gente tinha que conectar um videcassete ao ao outro. enquanto um tocava a fita, o outro gravava em uma fita virgem.

E essas fitas eram importantes demais para difundir as histórias da NBA e fidelizar os fãs no mundo inteiro. Baratas, fácil de transportar (não precisava se preocupar em pedir praquele tio chato que foi pros EUA, as fitas ocupavam pouco espaço) e informativas. 

Sem mais enrolações, as top 10 fitas do NBAE, segundo eu mesmo.

10. The Greatest NBA Finals Moments

O nome é auto-explicativo, os maiores momentos das Finais da NBA estão nessa fita. A dinastia do Boston Celtics nos anos 60, DR. J e o Philadelphia 76ers em 1983, Michael Jordan, Isaiah Thomas, Magic Johnson, todos fazem parte dessa história.

9. Kareem Reflections From Inside

Essa fita, no meu grupo de amigos, era conhecida como Kareem Reflecciones Desde Adentro. Quem tinha ela recebeu de presente de um parente que veio da Espanha. Até legendas em espanhol ela tinha. 

Kareem Abdul-Jabbar foi um dos melhores da história. Fora das quadras, é uma pessoa extremamente inteligente e engajada em causas sociais.

8. Force & Finesse: the Fabulous Forwards of the NBA

Ah, os anos 70. Jogadores que fumavam, que pareciam ter 50 anos aos 20, que jogavam Finais em tape delay. Mas isso não quer dizer que a liga não tinha qualidade. Conheça ala-pivôs como Connie Hawkins.

7. NBA Guts & Glory

Histórias de superação. Larry Bird derrotando o Indiana Pacers após fraturar o rosto, Willis Reed aparecendo em uma partida das Finais mesmo lesionado, Dan Majerle lembrando como foi vaiado ao ser selecionado no draft. Tudo isso se encontra nessa fita.

6. Shaq Larger Than Life

Vocês sabiam que Shaquille O’Neal foi confundido com um membro do exército americano aos 13 anos de idade? Fiquei sabendo quando vi esse VHS. Contém uma das melhores definições de Shaq, por Isiah Thomas: Ele joga duro, cara. Sabe, esses outros caras grandes tentam ser gentis. Oh, ele domina”.

5. The Secret NBA

Na época era uma rara chance de escutar o que se fala dentro das quadras. Momentos clássicos como treinadores brincando com ballboys, “prove a água antes. Prove. Como vou saber que você não colocou nada dentro?”, ou com torcedores, “você pagou pelo lugar? Pagou? Então segue falando. Só não gosto de escutar quem entra de graça”.

4. Michael Jordan Air Time

Não é o primeiro, Michael Jordan’s Playground e Come Fly With Me chegaram antes, mas é dos mais bem produzidos vídeos sobre o maior de todos os tempos. A fita cobre o segundo título do Chicago Bulls e um pouco do Dream Team, além de momentos fora das quadras.

Kobe Bryant admitiu que começou a imitar Jordan vendo essas fitas, enquanto morava na Itália com seu pai.

3. Sir Charles

Acompanhem o controverso astro da NBA desde a NCAA até os dias de Phoenix Suns. Sir Charles não esconde os problemas de Charles Barkley, nem finge que o bad boy dos anos 80 e 90 se levava muito a sério.

2. Magic Johnson Always Showtime

O melhor começo de um vídeo que vocês vão assistir. “Foi assim que tudo começou. Eu, minha bola, a cesta… Ah sim, e um pouquinho de mágica”. 

  1. NBA Superstars 1, 2 e 3

Vocês não sabem que precisam assistir aos lances de Charles Barkley acompanhado do som de Born to be Wild da banda Steppenwolf até verem o NBA Superstars 2. 

Até hoje a NBA é a liga americana mais aberta ao público. Ela não tira vídeos com melhores momentos do YouTube, ou GIFs do Twitter, como fazem as outras. E tudo isso começou com as VHS do NBA Entertainment.

Rubens Borges Ver tudo

Rubens Borges entrou no jornalismo esportivo em 2005, no BasketBrasil. Tempos depois, se juntou ao Blog Squad do site da NBA no Brasil. Entre os dois trabalhos, ele iniciou o blog e Twitter do Hit the Glass. Nas quadras, jogou em times como o Petrópole Tênis Clube e PUCRS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: