Ir para conteúdo

Tudo sobre o Campeonato Paulista Feminino

Foto: Leandro Ferreira/Vera Cruz Basquete

Com a chegada da pandemia do COVID-19, a temporada 2020 da Liga de Basquete Feminino (LBF), principal torneio de basquete feminino no Brasil, foi cancelada em meados de junho. Dessa forma, as atletas brasileiras se viram em um cenário de indecisões: Jogar no exterior? Não jogar durante a pandemia? Aguardar os campeonatos brasileiros retornarem?

LEIA TAMBÉM: Afinal, do que é feita uma MVP?

Uma das opções para as atletas é o Campeonato Paulista, principal competição regional do país, que tem previsão de início para o dia 14 de outubro e contará com sete equipes. Na 1ª fase, todas irão se enfrentar em turno único. Em seguida, passam as quatro melhores, onde disputarão turno e returno. As duas melhores passam para a final do torneio.

O Blog do Souza apresenta as equipes e alguns dos seus destaques:

Vera Cruz/Campinas

Foto: Leandro Ferreira/Vera Cruz Basquete

O atual campeão Vera Cruz/Campinas, comandado pelo técnico Élcio Roca, vem com um time forte, mas com algumas alterações. A armadora Lays e a pivô Mari Dias deixaram o clube, que agora conta com as pivôs Mônica e Licinara e com as ala-armadoras Yasmin Gonçalves e Erika Leite. Antes do Campeonato Paulista, a equipe irá disputar a Copa São Paulo, com início previsto para 25 de setembro.  

Destaque – o grande nome da equipe continua sendo a ala da Seleção Brasileira Patty, mas também não podemos deixar de destacar a ala-armadora Tassia Carcavalli, que continua no time por mais uma temporada.

Santo André/Apaba

Foto: Federação Paulista de Basquete

Santo André não conseguiu passar das semifinais da última temporada do Campeonato Paulista, mas nesse ano fez uma contratação de peso. Embora nova, a armadora da Seleção Brasileira, Lays, promete dar um novo gás na armação da equipe. Por outro lado, o time comandado por Arilza Coraça, perdeu a Melhor Armadora do Paulista de 2019, Alana Gonçalo, que irá jogar nesta temporada na equipe de Melilla, na Espanha. Arilza já poderá testar sua equipe na Copa São Paulo.

Destaque – A cara da equipe continua sendo a ala cubana Ariadna Capiró, que é sempre decisiva em todos os times que passa.

Ituano Basquete

Foto: Juca Ferreira

Cheia de contratações, a equipe comandada por Antônio Carlos Barbosa chega com uma nova dupla de pivôs, Mari Dias e Gil Justino, além da armadora cubana Ineidis Casanova. Em contrapartida, perdeu os destaques Gabriela Guimarães, Tati Pacheco e Rapha Monteiro, todas para Portugal. A equipe não participará da Copa São Paulo.

Destaque: Além da já experiente e conhecida dupla Joice e Palmira, as pivôs Mari e Gil tem tudo para render bons ataques para a equipe ituana.

Tietê Agroindustrial/Bax Catanduva

Foto: Federação Paulista de Basquete

Sob a armação da experiente Natália Burian, a equipe de Catanduva manteve em seu plantel a ala-armadora Thaissa Frediani e a pivô Lorraine Milton. Da temporada 2019, perdeu a ala-armadora Yasmin, a ala-pivô Nicolle Chirinda e as pivôs Dominick e Gil Justino. Porém, contratou a ala-pivô Jennifer Sirtoli e a ala Joice Coelho. A equipe será uma das participantes da Copa São Paulo.

Destaque: Joice estava longe das quadras por causa da maternidade, mas vem treinando forte para o seu retorno. A atleta da Seleção Militar deve ajudar muito a equipe de Catanduva

Sesi/Araraquara

Foto: Ellen Costa

A equipe do Sesi foi a que mais perdeu até então. A armadora Débora Costa foi para a Suécia, enquanto as pivôs Aline Moura e Bárbara Souza, para Portugal. Além disso, a equipe não renovou contrato com a ala-pivô Lee Lisboa, nem com a pivô Glenda. Até então não foi anunciado nenhuma contratação e a equipe não participará da Copa São Paulo.

Destaque: A ala-pivô Iza Andrade, que já está treinando em Araraquara, deve liderar a equipe ao lado de Karen e Silvinha Gustavo.

Pró-Esporte/Sorocaba

Foto: Marina Gouvêa

A equipe comandada pelo técnico Marcinho também perdeu seu trio de destaque no Campeonato Paulista de 2019. A armadora Aruzha, assim como a pivô Jennifer Nonato, seguiram para Portugal, enquanto Letícia Senff, Revelação do Campeonato, retornou para Blumenau, onde irá jogar o Campeonato Catarinense. Até o momento não foi anunciada nenhuma contratação. A equipe também será testada na Copa São Paulo.

Destaque: O trabalho feito em Sorocaba com a base será colocada em prova agora em um campeonato Adulto. Boa oportunidade para novas atletas se destacarem.

Apagebask/Guarulhos

Foto: Apagebask/Guarulhos

Grande novidade do Campeonato, a equipe de Guarulhos terá seu primeiro teste na Copa São Paulo. O time será comandado por Dyego Maranini e a equipe está apostando na visibilidade que os torneios irão dar para conseguir patrocínios e continuar disputando campeonatos nos próximos anos.

Destaque: A equipe vai apostar no trabalho forte que vem fazendo nas categorias de base há anos. O Apagebask/Guarulhos conta em seu plantel com atletas que integram o time desde os 6 anos.

Todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo Youtube.

 

Jéssica Maciel Ver tudo

Jornalista, trabalhando com cobertura de basquete feminino desde 2013. Amante de esportes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: