Ir para conteúdo

A estreita relação entre o Brooklyn Nets e Notorious B.I.G.

Franquia está escrevendo uma história com uniformes que homenageiam o rapper.

A coleção de uniformes chamada City Edition foi a grande novidade da Nike no seu retorno à NBA, em 2017. Nesta coleção, as franquias usam seus uniformes para homenagear algum aspecto importante da região na qual está localizada. Pontos turísticos, feriados, personalidades influentes, aspectos geográficos e culturais são algumas das muitas formas de homenagem já exploradas.

O Brooklyn Nets, em especial, tem feito do seu uniforme uma ferramenta para se aproximar de Notorious B.I.G. e de tudo o que cerca a sua respeitada imagem. A coluna de hoje vai detalhar um dos casos mais bem sucedidos de uniforme City Edition.

Notorious B.I.G. é o apelido de Christopher George Latore Wallace. Nascido em 1972, em Nova York, “Biggie” se tornou um rapper respeitado, de rimas potentes e tom profundo, considerado pela Billboard o melhor rapper de todos os tempos.

A temporada 2018-19 foi a primeira na qual o Brooklyn Nets fez um claro aceno a imagem de Notorious. O uniforme City Edition tinha a base preta, com a mesma cor do logotipo e número habituais da franquia. O segredo estava no painel lateral, gola e mangas, decorados com uma estampa muito colorida e abstrata.

Essa estampa se chama Coogi. Esse nome vem da marca que fabricava casacos com padrão similar e que era figurino frequente do Biggie. Meses após o lançamento, a Coogi foi à Justiça alegando que sua patente sobre aquela estampa fora violada. A incursão judicial não deu certo e a camisa fez um inegável sucesso, mesmo entre torcedores de outras franquias.

Na temporada seguinte, rumores indicavam que os Nets manteriam a proposta e que apenas alteraria a cor predominante do uniforme – que passaria a ser branco. Mas a franquia resolveu surpreender: inseriu um lindo logotipo em estilo grafitti, escrito Bed-Stuy na frente do uniforme City Edition.

Bed-Stuy é uma forma abreviada e informal de se referir a Bedford-Stuyvesant, um bairro do Brooklyn majoritariamente povoado por negros, no qual Notorious B.I.G. nasceu a cresceu. Outras importantes referências culturais da região como Chris Rock, Mike Tyson, Lil’ Kim e Jay-Z também viveram em Bed-Stuy. E se você está pensando em “Todo Mundo Odeia o Chris”, acertou. É o mesmo bairro retratado no seriado. Na música “Unbelievable”, Bed-Stuy é citada nas rimas de Biggie.

O artista que desenhou o logotipo se chama Eric Haze. Ele já tinha feito um belo trabalho com a também bem sucedida camisa Statement Edition da mesma temporada. Além do logotipo, o uniforme tem o estilo tradicional de número dos Nets e a estampa Coogi nos painéis laterais, mangas e gola.

Esse uniforme é, pra mim, uma excepcional referência do que deve ser um City Edition: um tema valioso, um desenho criativo, sem se descolar tanto do que a franquia já pratica em termos de comunicação. O resultado me agrada muito! E, além de tudo isso, serviu para aproximar ainda mais os Nets e Biggie Smalls.

Coleção fora de quadra

Mais um ótimo ingrediente foi adicionado ao mix quando o Nets lançou uma coleção de itens “fora de quadra” tendo o Notorious como tema. São camisetas, casacos, diversos itens de uma coleção belíssima, coroada com uma versão alterada do seu uniforme City Edition 2019-20. Nela, a cor predominante foi trocada para amarelo.

O amarelo foi escolhido para referenciar o clipe de “Juicy”, no qual Notorious usa uma camiseta dessa cor. No clipe, inclusive, há diversos figurantes usando camisas da NBA.

Projeto vai além dos uniformes

Em 2017 os Nets ergueram um banner em seu ginásio para sempre lembrar de Notorious e, naquele momento, um plano estava traçado. Quando usam a imagem de Notorious B.I.G., querem se conectar a um universo específico. Estamos falando da cultura hip-hop, dos guetos, da expressividade do povo preto, de uma conexão forte com a sua comunidade. O Nets quer se posicionar em um lugar que o New York Knicks não está e ser reconhecido por isso. É importante para uma franquia tão nova, que atende como Brooklyn Nets apenas desde 2012.

“Espalhe o amor, esse é o jeito do Brooklyn”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: