Ir para conteúdo

O que aconteceu com os treinadores Paco García e Arturo Álvarez?

Por Daniel Mérida (@baloncestero)

Era comum durante a última década assistir a um número significativo de treinadores espanhóis no basquete latino-americano e a maioria deles conquistando títulos e sucessos. Venezuela, México, Brasil, Porto Rico, Argentina e vários países da América Central têm sido seus destinos e, no caso do Brasil, foram o Paco García e Arturo Álvarez.

Paco García teve grande importância no crescimento de Mogi, que passou de um time humilde a vice-campeão da Liga Sul-Americana de 2014 e somando outros dois vice-campeões na NBB e no torneio Paulista. “Eu vim por três meses e tenho três anos. Só posso agradecer a todos que respeitaram meu trabalho desde o início. Eu sempre serei mais um fã do time”, explicou ele a Cancha Latina após confirmar sua saída da equipe mogiana.

García teve várias possibilidades de assinar com as equipes da ACB alguns meses depois e acabou acertando coma a nova equipe, Valladolid, seu novo desafio no LEB Plata. Seu retorno foi uma grande conquista, já que ele conseguiu a promoção para a LEB Oro na primeira temporada e jogou os playoffs para ter a chance de conseguir ir para a ACB em 2018 e 2019. Depois de fechar o seu ciclo na equipe de sua cidade natal, era hora dele voltar a um banco da ACB e fez isso em Fuenlabrada em janeiro passado, foi o retorno depois de treze anos após sua última oportunidade no torneio mais importante do basquete espanhol.

Foto: Joaquim Alberch

Arturo Álvarez teve sua primeira experiência na América Latina como técnico masculino e feminino do Paraguai entre 2010 e 2012. Seu tempo no basquete brasileiro ocorreria na temporada 2012-13 com o Palmeiras e, dois anos depois, retornaria com o Uberlandia, tornando-se campeão mineiro e esteve presente no duro episódio do assalto à mão armada no ônibus da equipe.

Após sua última passagem pelo NBB, Arturo liderou Mieres na EBA e LEB Plata. Depois conseguiu um contrato da LEB Oro com Araberri na temporada 2016-17, voltou a segunda divisão espanhola no ano seguinte com o CB Prat e retornou ao basquete português com o Benfica na temporada 2018-19, apesar de outras ofertas do exterior na Venezuela, Brasil e Kosovo. Seu próximo desafio será o Palencia Basketball, com quem assinou algumas semanas atrás para disputar novamente a LEB Oro..

Foto: Araberri

baloncestero Ver tudo

Basketadicto al mando de CanchaLatina.com
Mucho baloncesto latino, árbitro y subidor de cumbres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: