Ir para conteúdo

Características de cada uniforme da NBA

Olá! Aqui é Igor Coelho. Esta é minha primeira publicação no Blog do Souza. A cada duas semanas, publicarei um novo texto, sempre abordando aspectos técnicos, culturais e históricos dos uniformes da NBA. Falar sobre camisas é minha paixão e este tema pode ser bem mais profundo e empolgante do que se imagina! Diariamente, também estou em Camisas da NBA no Twitter e no Instagram.

Quem começou a acompanhar a NBA antes de 2017 conheceu uma organização muito simples dos uniformes: o time da casa jogava de branco, o visitante com um uniforme colorido. De lá pra cá, a quantidade de uniformes aumentou, a nostalgia virou tendência e vimos muitas franquias adicionando uniformes em cores atípicas e resgatando camisas clássicas para suas coleções. Neste artigo eu pretendo explicar como se dá essa organização.

Como eu ia dizendo, até 2017 as franquias possuíam, basicamente, os uniformes conhecidos como “home” (mandante) e “away” (visitante). O Lakers era a única exceção histórica à regra, pois jogava de amarelo. A primeira equipe a usar um uniforme chamado de “alternate” (alternativo) foi o Atlanta Hawks, em 1971. Mesmo com as variações de desenhos, uma coisa não mudava: o time da casa jogava de branco, o visitante com um uniforme colorido. E estava tudo bem.

O ano de 2017 marcou a estreia da Nike como fornecedora de uniformes para toda a liga – já havia fornecido entre 1997 e 2004, mas apenas para algumas franquias. Muita curiosidade cercava o anúncio das camisas. Além de um uniforme ultra moderno, a Nike prometia mudanças no desenho das roupas. E entregou. Muitas. Muitas mudanças!

A partir de então, estava quebrado o conceito de uniformes de mandante e visitante. Agora os uniformes se encaixavam em coleções. Cada franquia passaria a ter, pelo menos, 4 camisas. E poderia usá-los em qualquer ocasião, independentemente do local da partida. Funciona assim: o time da casa define qual uniforme vai usar e o visitante se adequa, escolhendo um uniforme que respeite questões técnicas como contraste para tv e que possibilite a diferenciação por pessoas com dificuldades de visão, como o daltonismo.

A partir de agora, vou apresentar cada coleção e suas principais características.

Association Edition

Todas as franquias possuem um uniforme predominantemente branco. Eles representam a associação, o que há de mais tradicional na NBA. De certa forma, essa coleção substitui o uniforme do dono da casa, mas sem a obrigação de vesti-lo em seus domínios.

Preciso ressaltar que o Los Angeles Lakers – que citei no início do artigo como exceção à regra – também recebeu um uniforme branco.

Em geral, esse uniforme só é alterado em casos especiais. Por exemplo, quando a identidade visual da franquia muda. Isso costuma acontecer quando ela muda de cidade ou é comprada por algum novo bilionário.

Icon Edition

Nesse uniforme as franquias vestem a cor que melhor as identifica. Os uniformes icônicos da NBA são reproduzidos aqui. Uma comparação poderia ser feita com os antigos uniformes de visitante.

Todas os times possuem um e, assim como os Association, só são alterados em casos especiais. Costumam ficar ativos por muitas temporadas.

Statement Edition

Nessa coleção, os uniformes passam uma mensagem forte, um “statement“. Em geral, são usados logotipos alternativos, cores incomuns, formas diferentes de se referir à franquia. É um uniforme comparável ao antigo alternativo.

Todas as franquias possuem esse uniforme. Ele precisa ficar ativo por, pelo menos, duas temporadas.

City Edition

Aqui a criatividade manda. Os uniformes da coleção City Edition costumam chamar atenção dos torcedores porque ficam, visualmente, menos “amarrados” à forma que a franquia historicamente se apresenta.

Esses uniformes fazem referências ao local que a franquia se instalou. Uma personalidade, um ponto turístico, um feriado, um episódio histórico, um artista ou qualquer aspecto cultural… o importante é homenagear a cidade.

Todas as franquias recebem este uniforme. A única exceção histórica foi o Memphis Grizzlies na temporada 2019-20. Esse uniforme pode ser modificado a cada temporada.

Classic Edition

Essa é a coleção que resgata memórias. A cada temporada, de 8 a 12 franquias são escolhidas para receber um uniforme clássico. Seja por uma conquista importante, um jogador marcante ou mesmo pela beleza da camisa. Todo mundo tem saudade de algum uniforme…

Esse uniforme só fica ativo por uma temporada. Ou seja, uma franquia pode – embora não seja comum – receber uniformes Classic Edition em temporadas subsequentes, mas eles serão diferentes.


Não posso deixar de mencionar a coleção Earned Edition. Este foi um sexto uniforme que a Nike desenvolveu na temporada 2018-19 apenas para as 16 equipes que haviam se classificado para os playoffs do ano anterior. Daí vem o nome, um uniforme que foi conquistado.

LEIA TAMBÉM: Igor Kokoskov deixa o Sacramento Kings e será o novo treinador do Fenerbahce

Visualmente, tratava-se de uma variação de cor dos uniformes City Edition do mesmo ano. Essa experiência foi realizada apenas uma vez. O uniforme Earned Edition que teve mais exposição foi o do Toronto Raptors, que o vestiu até nas finais da NBA.

Essa coleção só existiu por um ano. Na temporada 2019-20, foi transformada em um conjunto de peças “fora de quadra”, como agasalhos, calças e roupas de aquecimento.


Por um lado, há quem diga que há excesso de uniformes e isso enfraqueceu a identidade das franquias. Por outro, inegavelmente abriu muitas possibilidades comerciais e de experimentação. Particularmente, gosto muito do atual cenário! E você, o que acha? Deixe seu comentário!

Siga o Igor Coelho no Twitter:

 

 

 

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

 

 

 

 

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Categorias

NBA

Tags

,

2 comentários em “Características de cada uniforme da NBA Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: