Ir para conteúdo

NOTÍCIAS – Obradović deixa o Fener, Shved renova com o Khimki e tabela é divulgada

Muita coisa importante aconteceu no basquete europeu desde nosso último apanhado de notícias. Acompanhe conosco as principais movimentações do mercado que podem mexer com o planejamento de várias equipes nas próximas semanas.

Homenagem prestada pelo clube em sua conta no Twitter nesta quarta-feira

Na notícia mais importante dos últimos dias, o treinador sérvio Željko Obradović anunciou oficialmente que não renovará seu contrato com o Fenerbahçe (TUR). Após reunir-se com os dirigentes do clube duas vezes na semana passada em Istambul, o técnico voltou para Belgrado, onde tomaria a decisão juntamente à família e comunicaria ao clube no início desta semana.

O anúncio oficial foi feito na tarde (horário brasileiro) desta terça-feira (23), através de um comunicado oficial no site do clube. Nele, Obradović diz que fará um ano sabático e não treinará nenhum clube na temporada 2020-21. Ele ainda descreveu a decisão como “uma de suas decisões mais difíceis”. Quando deixou o Panathinaikos (GRE), seu último clube, em 2012, ele também tirou um ano de folga, não treinando nenhum time na temporada 2012-13.

Em sete temporadas à frente do gigante turco, Obradović mostrou ter sido a melhor aposta do então presidente do clube Aziz Yıldırım. Com a adição de várias estrelas ao time, o técnico foi capaz de elevar a condição do Fener de um mero coadjuvante, para um dos melhores times do mundo.

Em seis temporadas completas (lembrando que a deste ano não foi concluída) sob o comando de Obradović, o clube disputou cinco vezes seguidas o Final Four, fato inédito antes de sua chegada. Destas, nas três entre 2016 e 2018 o time chegou à grande final, sagrando-se campeão em casa em 2017, representando o primeiro título de um clube turco na história da Euroliga.

Obradović é considerado um dos melhores treinadores da história do basquete. Ele detém o recorde de títulos da Euroliga, tendo conquistado o troféu nove vezes, por cinco clubes diferentes: 1992 com o Partizan Belgrado, 1994 com o Joventut Badalona, 1995 com o Real Madrid, 2000, 2002, 2007, 2009 e 2011 com o Panathinaikos e 2017 com o Fenerbahçe. Ele também comandou as seleções da Iugoslávia e, depois, Sérvia e Montenegro, a três medalhas no EuroBasket (dois ouros e um bronze), uma prata nas Olimpíadas de Atlanta e um ouro na Copa do Mundo de 1998.

Grandes mudanças podem acontecer no mercado por causa da saída de Obradović

A decisão de Obradović não deve afetar somente o Fenerbahçe. O clube não pode oferecer ao treinador o mesmo salário que teve nas sete temporadas anteriores (cerca de € 3 milhões anuais), pois sofre com a crise causada pela pandemia do Coronavírus. Muitos acreditam que tais dificuldades financeiras, assim como a ausência do lendário comandante técnico, possa causar uma diáspora dos principais atletas do time.

Pelo menos quatro pilares desse time já tiveram seus nomes especulados para se juntarem a outros clubes. O armador grego Kostas Sloukas teria despertado interesse de seu ex-clube, o Olympiacos (GRE), e também seria o principal objetivo do Real Madrid (ESP), caso o armador titular do time, o argentino Facundo Campazzo, decida ir para a NBA ao fim do campeonato espanhol.

O ala italiano Luigi Datome teria sido sondado pela Olimpia Milano (ITA), que já fez grandes contratações para a próxima temporada. O ala-pivô americano Derrick Williams poderia reforçar o Khimki (RUS) na próxima temporada, um dos clubes que mais tem investido nos últimos anos. E nesta semana surgiu o rumor de que o ala-armador francês Nando de Colo (foto acima) seria um dos alvos da Virtus Bologna (ITA), outro time que voltou a gastar muito em anos seguintes, que atualmente disputa a EuroCup. Titulares, todos têm altos salários e suas saídas poderiam representar um alívio financeiro para o Fenerbahçe.

Alexey Shved renova com o Khimki

Apesar da decisão ainda não ter sido feita oficial, vários repórteres anunciaram nesta terça-feira (23) que o ala-armador russo Alexey Shved, um dos melhores jogadores na Europa há alguns anos, concordou em renovar seu contrato com o Khimki por mais três anos. Ele defende a camisa do time russo desde 2015 e havia despertado interesse de alguns clubes da NBA e também da Europa.

Desde que voltou da NBA, onde jogou por cinco temporadas, Shved tornou-se um protagonista na Europa, sendo o principal atleta do Khimki. Ele é um dos melhores pontuadores da Euroliga já há três anos, sendo inclusive seu maior pontuador na temporada 2017-18. Antes do cancelamento da temporada 2019-20, ele era o segundo jogador que mais pontos totais havia marcado (557), com a segunda maior média por jogo (21,4) e o terceiro em média por 40 minutos (27,4).

O Khimki não vinha fazendo a mais brilhante das temporadas (terminou com a campanha de 13-15), mas vinha em uma convincente arrancada, vencendo quatro dos últimos cinco jogos que fez e se firmando na sétima posição, com grandes chances de ultrapassar o Panathinaikos, em forte crise, pela sexta colocação. Já na liga VTB, o time era o líder absoluto antes do cancelamento da mesma, com uma incrível campanha de 18-1 na temporada regular, interrompida em março.

Calendário oficial da temporada 2020-21 é divulgado

elcalendar_2021_general_coverNa manhã desta quarta-feira (24, horário brasileiro) a Euroliga divulgou oficialmente a tabela de toso os jogos da temporada regular de 2020-21. Para conferi-la, clique aqui.

Outras notícias

  • Olimpia Milano logoA Olimpia Milano está sendo um dos clubes mais ativos nesta intertemporada. Na última quinta-feira (18) a gigante italiana oficializou sua terceira adição de peso neste mês, ao assinar contrato com o ala-armador americano Kevin Punter. O jogador brilhou na Basketball Champions League nas três temporadas anteriores, sendo, inclusive, campeão das duas últimas, com o AEK (GRE) e a Virtus Bologna, e MVP do Final Four desta última. 

Nesta última temporada, ele começou o ano mal com o Olympiacos (GRE), onde não teve muitas chances. Em dezembro ele rescindiu com os gregos e se juntou ao Estrela Vermelha (SER), com o qual manteve uma média de 15,9 pontos por jogo, nas 12 partidas que disputou, mesmo vindo sempre do banco. Punter se junta às outras duas aquisições da Olimpia nesta intertemporada: os americanos Malcolm Delaney e Kyle Hines, no que tem se mostrado uma formação de elenco muito eficiente do clube.

  • Crvena zvezda mts logoFalando no Estrela Vermelha, o gigante sérvio, que tem sua presença garantida na próxima temporada da Euroliga, também está se movimentando. Para o lugar de Punter, o clube estaria em negociações com o combo guard americano Jordan Loyd, atualmente com o Valencia (ESP), para assinar um contrato de um ano. O atleta é um dos destaques do time espanhol nesta temporada, mantendo uma média de 12,3 pontos por jogo no campeonato espanhol e 11,1 na Euroliga.

O time também estaria em negociações avançadas com o pivô camaronês Landry Nnoko, titular do ALBA Berlin. No campeonato alemão deste ano, ele vem mantendo médias de 10,3 pontos, 6,1 rebotes e 1,1 toco por jogo, para uma média de 11,7 de valoração. Na Euroliga deste ano, esses números foram, respectivamente, de 8,7 pontos, 5,8 rebotes, 0,7 toco e 11,3 de PIR (Performance Index Rating).

  • Panathinaikos BC OPAP logoParece que a poeira baixou na briga entre Panathinaikos e Euroliga. Como noticiamos nas últimas semanas, o clube, na figura de seu dono Dimitris Giannakopoulos, criticou duramente o grupo EuroLeague, na figura de seu CEO Jordi Bertomeu. Posteriormente, até mesmo enviou uma carta para a liga solicitando a permissão para vender suas ações da liga e transferir sua licença para algum outro clube interessado. Porém, nesta segunda-feira (22), a liga rejeitou o pedido de saída do gigante grego, alegando não ter confiança que o clube teria condições de atender todos os requisitos para uma saída oficial. Por contrato, qualquer dos onze clubes acionistas que desejar terminar seu contrato antes do fim, em 2025, deve pagar uma multa de € 10 milhões. O Panathinaikos vive uma crise econômica que já dura anos e, ao que tudo indica, não teria os recursos para pagá-la. Nesta quarta-feira, inclusive, o clube divulgou em sua conta de Twitter seu calendário de jogos da temporada 2020-21 da Euroliga, colocando um ponto final (pelo menos por hora) nos rumores de uma possível saída da liga.

Dentro de quadra, o clube chegou a um acordo nesta terça-feira (23) com o ala-armador americano Marcus Foster, sendo esta a primeira contratação do clube na intertemporada. O atleta foi o grande destaque do Hapoel Holon (ISR) nesta temporada, sendo seu cestinha no campeonato israelense (20,2 pontos por jogo) e na Basketball Champions League (17,8 pontos). Ele chega para provavelmente herdar a vaga do também americano Jimmer Fredette, que deve rescindir seu contrato com o time.

  • Olympiacos logoTambém na Grécia o Olympiacos fechou uma grande contratação para a próxima temporada, ao chegar a um acordo com o ala-armador americano Aaron Harrison. O atleta foi o maior destaque do Galatasaray (TUR) nesta temporada, sendo seu cestinha na EuroCup (15,9 pontos por jogo) e no campeonato turco (13,7 pontos). Ele chega para fazer parte do “time A” do clube, que disputa somente a Euroliga, já que o clube foi rebaixado para a segunda divisão do grego ao fim da temporada 2018-19 e usou um “time B” de garotos na disputa da segunda divisão deste ano. Ele chega para possivelmente ser o titular do time, caso o astro Vassilis Spanoulis não volte em boas condições de sua cirurgia em um tendão do pé direito em abril deste ano.

Por: Thiéres Rabelo

Este texto é um conteúdo original do EuroLeague Brasil e não deve ser reproduzido em outros sites sem o devido consentimento.

Equipe EuroLeague Brasil Ver tudo

Perfil brasileiro dedicado à maior Liga Europeia de Basquete. Você nos encontra no Instagram e Twitter por: @EuroLeagueBRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: