NBB

Fim da temporada do NBB está ligado ao alívio financeiro para as equipes ou preocupação com a saúde dos profissionais?

O encerramento da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) anunciado ontem oficialmente por meio de nota e antecipado pelo blog no domingo, pegou algumas pessoas de surpresa. Já que a LNB vinha tratando sempre com um “otimismo” peculiar por meio dos seus porta-vozes o retorno do campeonato.

Precisamos lembrar, que vários jogadores questionaram publicamente a continuação do NBB e vimos a curva epidemiológica se acentuar com o passar das semanas, mas mesmo assim a Liga se manteve firme na ideia de terminar em quadra a competição.

Estava claro com o passar dos dias que a chance de realizar jogos no meio de uma pandemia seria um risco para a saúde dos envolvidos, levando em conta o aumento dos números de casos e mortalidade no país diariamente. Porém, a LNB foi “até o estouro do cronômetro” como disse o senhor Nilo Guimarães (presidente interino) em nota sobre o cancelamento.

No fim, foram “unânimes” em tomar a decisão correta. Mas é nesse momento que surgem alguns questionamentos:

Os clubes e a liga pensaram no bem-estar dos jogadores, treinadores e funcionários? Ou pensaram no que é melhor para eles?

Vou mostrar meu ponto sobre essas perguntas.

Seria vantajoso para o Botafogo jogar os playoffs estando devendo no mínimo 5 meses de salários atrasados, pagar a viagem para que os seus jogadores retornem ao Rio, custear o restante do campeonato (seja logística, salários e etc) e ainda correr o risco de não ter o dinheiro da AMBEV para se manter saudável financeiramente até o final? Se você fosse o dirigente do alvinegro, talvez acharia melhor que o campeonato acabasse agora.

Por sinal, vimos que o repasse de R$ 1.5 milhão da AMBEV foi suspenso no dia 29/04.

Saindo da equipe carioca, vamos para o Estado de São Paulo. E a equipe de Mogi que vive uma crise financeira e correu o risco de não jogar na atual temporada, conseguiria se manter saudável financeiramente?

Sem contar que Bauru foi o primeiro time a comunicar que não jogaria os playoffs visando conter despesas e claro, se preocupando com a saúde dos atletas.

Então, a decisão dos clubes e LNB foi visando a saúde dos profissionais? A empatia que não foi vista semanas atrás, apareceu repentinamente? Acredito mais que o lado financeiro pesou bastante na resposta final, do que o se preocupar com as pessoas.

Devemos lembrar que com o cancelamento da temporada, muitos clubes ganharão uma sobrevida financeira e outros vão poder encerrar de forma digna esse período.

Além do questionamento sobre o real motivo da decisão de ontem, ficou uma pergunta no ar: qual é o posicionamento da Liga sobre o Minas saber que o Leandrinho estava infectado com o coronavírus na época e não ter avisado as outras equipes?

Será tratado com normalidade essa atitude irresponsável por parte dos envolvidos ou a Liga vai se posicionar contra o time do ex-presidente do Minas e da LNB, Kouros Monadjemi?

É evidente que algumas dessas perguntas não terão respostas, já que transparência não é o forte de muitas pessoas no basquete brasileiro.

Só nos resta torcer para que esse momento complicado em que vivemos, seja um ponto de virada para fazer a modalidade crescer de forma sólida no país.

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

Sou o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e fui co-criador do Live College BR. Fui o primeiro brasileiro a escrever sobre high school para um site americano, o D1Vision. Trabalhei para a Liga Super Basketball como repórter e assessor de imprensa. Também escrevi para os blogs como Jumper Brasil e TimeOut Brasil, tive textos publicados pelo Bala Na Cesta. Trabalho de Scout nas horas vagas e acredito que o estudo diário do basquete, me faz um profissional melhor.

0 comentário em “Fim da temporada do NBB está ligado ao alívio financeiro para as equipes ou preocupação com a saúde dos profissionais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: