Demais Times NBB

Só craques! Relembre 6 grandes jogadores que tiveram passaram pelo Pinheiros

O Esporte Clube Pinheiros figura entre um dos times mais tradicionais de basquete em São Paulo e no Brasil. Com 94 anos de idade, participa com frequência do Campeonato Paulista desde a década de 90 e em torneios nacionais dede 1995. As primeiras conquistas do time da capital paulista foram no começo da década de 2000.

Mas foi a partir de 2009 que o Pinheiros começou a ganhar mais destaque. O time fechou um contrato de patrocínio com a SKY e, com um grande trabalho do diretor João Fernando Rossi, que já presidiu o NBB e hoje trabalha no São Paulo, a equipe paulista conseguiu realizar contratações importantes para chegar forte nos campeonatos.

Nesse texto, vamos relembrar 6 grandes nomes do basquete brasileiro que já jogaram no Pinheiros.

SHAMELL STALLWORTH

Maior pontuador da história do NBB, Shamell é considerado um dos melhores jogadores da história do NBB. Hoje com 39 anos, o ala ainda rende muito jogando pelo São Paulo, sendo uma das principais peças do tricolor paulista. Ele tem 8 participações no Jogo das Estrelas e 18 pontos de média na carreira.

Após disputar a 1ª edição do NBB pelo Limeira, despertou o interesse do Pinheiros após uma temporada fantástica. A contratação dele foi considerada o ponto principal para a mudança de patamar do clube paulista. Em 5 temporadas como principal jogador, Shamell conquistou 1 Campeonato Paulista e 1 Liga das Américas, considerada a maior conquista da história do time de São Paulo.

OLIVINHA



Carlos Alexandre Rodrigues do Nascimento, mais conhecido como Olivinha, é atualmente um grande ídolo da torcida do Flamengo. Seu ótimo basquete misturado com a raça deixados em quadra conquistou não só os flamenguistas, mas sim todos os fãs de basquete no Brasil. O “senhor duplo-duplo” está com 37 anos e tem 5 NBB’S, 1 Copa Super 8, 1 Liga das Américas, 1 Copa Intercontinental, 7 campeonatos cariocas e 1 campeonato paulista, além de passagens vencedoras também pela seleção brasileira. Nada mal, não?

No Pinheiros, ele foi jogador ativo da reformulação do time. Jogou a 1ª edição do NBB na equipe paulista e, em 4 anos, foi um dos grandes destaques, sempre com boas pontuações e rebotes. Saiu com 1 campeonato paulista na bagagem e idolatria da torcida pinheirense, que não esquece do seu basquete até hoje.

MARQUINHOS

Um tipo de jogador que parece não sentir quando a idade chegou. Marquinhos sempre manteve grande nível em todas as suas temporadas no basquete brasileiro, e se tornou peça constante na seleção. Hoje com 35 anos, tem uma enorme lista de títulos na carreira. Entre os principais estão 5 NBB’S, 1 Liga das Américas, 1 Copa Intercontinental e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos pelo Brasil. Ele também é um dos poucos jogadores brasileiros que já passaram pela NBA, jogando pelo New Orleans Pelicans e Memphis Grizzlies, além do Tulsa 66ers pela G-League.

Quando decidiu voltar ao Brasil após jogar nos EUA, Marquinhos fechou com o Pinheiros para jogar o 1º NBB da história. Sua grande temporada chamou a atenção da Itália, e ele desembarcou por lá. Após 1 ano, retornou ao time paulista para atuar por mais 2 temporadas em grande nível e 1 campeonato paulista para a conta. Juntando todas as 3 temporadas com a camisa azul, preto e branco, teve uma incrível média de 20 pontos por jogo.

LUCAS DIAS

ECP NBB X MinasTenis PlayOffs J3 | Foto: RicardoBufolin/ECP

O ala-pivô Lucas Dias é uma das nossas promessas atuais. Com apenas 24 anos, teve uma evolução incrível nos últimos anos e se tornou um dos principais jogadores de basquete no país. Campeão do NBB pelo Paulistano e do Super 8 pelo Franca, vem sendo testado na seleção brasileira e tem um futuro enorme para o andar da sua carreira.

O Pinheiros foi seu clube formador. Ele conquistou muitas coisas na liga de desenvolvimento e foi testado aos poucos no time principal, quando na temporada de 2015/16, se destacou com 15 pontos e 5 rebotes. Acabou se transferindo para o maior rival dos pinheirenses, o Paulistano.

BRUNO CABOCLO


Bruno Caboclo é um dos poucos brasileiros que atuam na NBA e jogador-chave da seleção brasileira. Foi draftado em 2014 pelo Toronto Raptors e teve um bom começo pela equipe canadense, mas caiu de produção. Após passagens pela G-League, foi para o Kings e depois para o Memphis Grizzlies, equipe onde conseguiu reencontrar a boa fase. Hoje está no Houston Rockets buscando espaço e teve ganhar oportunidades após a saída dos pivôs Clint Capela e o também brasileiro Nenê Hilário.

Na Copa do Mundo do ano passado, jogou muito bem, principalmente no jogo contra a Grécia de Antetokoumnpo.

Seu clube-formador foi o Pinheiros, onde jogou nas categorias de base entre 2008 e 2013. Atuou em apenas 17 jogos na temporada de 2013/14 do NBB antes de se inscrever para o Draft da NBA.

LEANDRINHO



Leandro Barbosa é um astro do basquetebol brasileiro. Atuou por vários clubes da NBA, tendo maior destaque pelo Phoenix Suns, quando foi eleito o melhor 6º homem da temporada. Também se consagrou campeão pelo Golden State Warriors, assim tendo um currículo invejável e que traz muito orgulho ao torcedor brasileiro. Hoje com 37 anos, é um dos candidatos a MVP do NBB pelo Minas Tênis Clube com média de 20 pontos por jogo.

Ele desembarcou no Pinheiros após ser dispensado pelo gigante Boston Celtics em 2013 com status de grande contratação. Mas essa passagem, infelizmente, foi considerada frustrante: foram apenas 6 jogos disputados.

Siga o Paulo no Twitter:

 

 

 

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

 

 

 

 

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

 
 

0 comentário em “Só craques! Relembre 6 grandes jogadores que tiveram passaram pelo Pinheiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: