Ir para conteúdo

Grandes Campeões: Relembre um jogador fundamental para cada título do Flamengo no NBB

Com 6 títulos na conta em 11 edições, o Flamengo é o maior campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) na atualidade. Desde a primeira edição, o rubro-negro sempre montou grandes times fortes com jogadores de seleção.

No texto de hoje, te convidamos para relembrar um grande jogador que se destacou em cada título o atual momento.

Vamos lá! 

2008/09 – MARCELINHO MACHADO

Foto: divulgação

Marcelinho Machado, hoje aposentado, é considerado um dos maiores ídolos não só do Flamengo, mas da seleção brasileira e de todos os amantes do basquete no Brasil. Seu jogo se destacou pela grande capacidade de matar bolas de 3, além de uma boa armação e leitura de jogo. Em 11 anos atuando pelo time da gávea, ele conquistou todos os 6 títulos do NBB da história do time carioca, além de diversas marcas individuais.

No primeiro NBB, disputado em 2008/09, Marcelinho já estava com 34 anos e muita rodagem no Brasil e na seleção, além de ter atuado na Itália, Espanha e Lituânia. Foi contratado para ser o destaque daquele bom time do Flamengo que contava com Baby, Hélio, Jefferson, Duda Machado, seu irmão, entre outros. Naquele ano, se sagrou campeão em uma série vencida por 3×2 contra o Brasília. Machado fez 27 pontos e foi o MVP das finais. 

2012/13 – VITOR BENITE

Foto: divulgação

Um ala-armador versátil, com boa armação, visão de jogo e chute de fora. Assim pode-se definir o jogo de Vitor Benite, que hoje tem 30 anos e atua na Espanha, mas antes de se aventurar na Europa, jogou muito bem em território brasileiro.

Em 2012, o Flamengo vivia um jejum de 3 anos sem título do NBB. Assim a diretoria decidiu investir em alguns nomes, e Benite, vindo de uma bela temporada pelo Limeira, foi contratado para participar do grande elenco rubro-negra daquele ano. Ao lado de Caio Torres, Olivinha, Marquinhos entre outros, o time da gávea venceu em jogo único o Uberlândia e conquistou o bi-campeonato do Novo Basquete Brasil. Vitor obteve média de 13 pontos na campanha.

2013/14 – NICOLÁS LAPROVITTOLA

Foto: Ricardo Ramos

Até hoje considerado um dos melhores jogadores da história do NBB, Laprovittola tem muita história na Europa, mas antes disso, brilhou em territórios brasileiros. O atual camisa 10 do Real Madrid, que hoje tem 30 anos, já atuou pelo San Antônio Spurs, na NBA, e é um dos grandes destaques da seleção argentina.

Na temporada de 2013/14, o Flamengo decidiu manter quase todas as peças e contratar bons nomes para continuar na ponta. Laprovittola desembarcou no Rio vindo do Lanús, da Argentina, e começou a ganhar sua grande notoriedade no basquete. O time da gávea bateu o Paulistano em jogo único para conquistar o tri do NBB naquele ano. Nicolás teve incríveis 14,9 pontos e 49,9% de aproveitamento nas suas médias da temporada.

2014-15 – MARQUINHOS

Foto: divulgação

Atualmente um dos maiores vencedores pelo Flamengo, Marquinhos esbanja experiência na sua rica carreira. Com 35 anos de idade, ele passou por 2 times da NBA além de também ter jogado na Itália antes de acertar com o Flamengo, em 2012. Pela seleção, nem se fala: desde 2007 ele é peça constante na lista de convocados do Brasil. A sua grande frieza para acertar a cesta é seu grande repertório que o levou para grandes marcas na sua história.

Em 2014/15, o Flamengo foi campeão fora de casa contra o Bauru. O time que contava com Marcelinho, Olivinha, Laprivittola, Benite entre outros, era um terror para os adversários e muito difícil de ser derrotado. Marquinhos fechou a temporada com médias de 15 pontos e 52,6% de aproveitamento.

2015/16 – OLIVINHA

 O “Deus da raça” e “Senhor duplo-duplo”, assim apelidado pelos amantes do basquete, Olivinha é um dos nomes marcados na história do Flamengo. Hoje prestes a fazer 37 anos, ele ainda contribui muito pelo time e parece ainda ser um garoto na gávea, esbanjando muita força física e, principalmente, sua vontade de vencer.

Naquela temporada que se encerrou em 2016, o Flamengo voltou a vencer Bauru por 3 a 2 e assim levou seu 5º título do NBB. Além de ter uma das médias mais discretas da sua carreira no ano (10 pontos e 5 rebotes), Olivinha decidiu despertar no fim e foi consagrado o grande MVP das finais.

2018/19 – ANDERSON VAREJÃO

Foto: divulgação

Anderson França Varejão configura na lista dos maiores ídolos brasileiros no basquete. Ele atuou por muitos anos na NBA pelo Cleveland Cavaliers, time que o tem como um dos seus melhores pivôs da história da franquia. No Golden State Warriors, entrou para a seleta lista de jogadores nascidos no Brasil que já ganharam o anel da NBA.

Desembarcou ao Brasil em 2017 como uma contratação histórica para atuar no Flamengo. Mas só veio ganhar o título do NBB na temporada seguinte, encerrando um jejum de 2 anos sem títulos para o time da gávea. O sexto título do Flamengo emocionou muito Varejão, que teve médias de 10 pontos e 6 rebotes na campanha vitoriosa.

Siga o Paulo no Twitter:

 

 

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

 

 

 

 

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Categorias

Flamengo, NBB

Tags

,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: