Ir para conteúdo

Tornike Shengelia e seu Caso para Melhor Jogador de Garrafão fora da NBA

Nascido em Tbilisi, capital da Geórgia (o país, não o estado americano), Tornike “Toko” Shengelia, ou simplesmente თორნიკე “თოკო” შენგელია em georgiano, consolidou-se como um dos grandes jogadores da Europa desde que saiu do Chicago Bulls, sua segunda equipe na NBA depois do Brooklyn Nets, que o trouxe via uma troca no dia do Draft com o Philadelphia 76ers, na escolha 54 de 2012, cedendo apenas dinheiro ao Sixers.

Medindo 2,03 metros descalço e com 2,10 metros de envergadura, Shengelia não tem como destaque um físico sobrenatural, extremamente explosivo, atlético e longo, sobretudo para um atleta de garrafão. Por outro lado, já era um jogador muito produtivo ainda jovem, que chamava a atenção pela avançada experiência, capacidade de drible para um ala de força, velocidade, força física e dureza, como relata Jonathan Givony no finado DraftExpress, que lhe valeram a escolha no Draft.

Entretanto, enquanto esteve na NBA, seu conjunto de habilidades não caiu tão bem de primeira, ainda que tomando a D-League por completo. Sem chute, tamanho e domínio do garrafão, ou capacidade defensiva versátil tanto no perímetro quanto no área pintada, fizeram sua passagem na liga americana não durar mais do que duas temporadas. Desde que saiu dos Estados Unidos, Toko vem jogando no Baskonia, agora na sexta temporada com o clube do País Basco, em que pôde atuar nos Playoffs da Euroliga em todas as temporadas, com papel crescente ano após ano, em que pesem algumas graves lesões.

Seu primeiro passo de volta ao solo do Europeu foi se consolidar como finalizador e slasher no garrafão, juntando seu controle de bola com o desenvolvimento de um jogo de pés refinado do garrafão que, aliada a sua força física, lhe tornou um efetivo pontuador complementar ao nível europeu. Sua inteligência em cortes sem a bola também sempre se mostrou providencial. Por outro lado, seguia um arremessador relutante, que custava arremessar uma bola de três pontos por partida, algo que costuma ser chave para jogadores de garrafão do seu tamanho.

Enquanto o Baskonia foi se transformando e mudando rotineiramente seu elenco, Shengelia foi adicionando cada vez mais elementos em seu jogo, como o passe. Eu sua primeira temporada pelo clube espanhol, assistia 7,8% de suas posses de bola, índice que pulou para 16% na última temporada. Como comparação, apenas uma vez em sua carreira Kevin Love teve índice maior do que este, um criativo passador da mesma posição. Na temporada 2017-2018, já era unanimidade que se tratava do melhor jogador de sua equipe, ano que lhe rendeu o quinteto ideal da Euroliga e da Liga Espanhola. No nível continental, foram 13.7 pontos, 6.1 rebotes e 2.2 assistências de média, arremessando 61,4% para 2 pontos em pouco mais de 25 minutos por jogo. Contudo, ainda lhe faltava o chute para se tornar um jogador ofensivo completo e dominando neste nível.

Então veio a temporada atual, em que Toko já arremessou em 12 jogos (47 tentativas para 3 pontos) mais vezes do que sua temporada que mais arriscou deste tipo de arremesso (17-18), com a diferença de que o aproveitamento também subiu de 32.6% para 42.6%. Essa evolução também liberou um monstro estatístico para o que a Euroliga costuma propor, com 18.8 pontos por jogo, 6 rebotes e 2.3 assistência, mantendo o alto aproveitamento de 54.6% dos arremessos de quadra, ainda que arrisque chutes de extremo de grau de dificuldade e refino, competindo com Nikola Mirotic pelo posto de melhor jogador de garrafão da Europa. Pesa contra o Toko a má fase do Baskonia, que vem penando como não acontecia há tempos, mas nada disso é culpa sua, que vem sendo individualmente fantástico e não possui um estilo egoísta. Agora, vamos passar um pouco pelas intrigantes habilidades do craque da Geórgia.

Seu carro chefe é o ataque de frente para a cesta, seja através de crossovers, fingindo handoffs ou trombando e esticando o braço em bandejas acrobáticas, o melhor na Europa neste sentido.

https://streamable.com/eekjx

https://streamable.com/vq843

https://streamable.com/39ncn

https://streamable.com/t7kmu

 
 
 
 

Sua fluidez, jogo de pés e controle de bola são muito difíceis de serem marcadas por atletas mais altos, um constante mismatch para o adversário. Além do mais, Toko é capaz de usar essa vantagem fluída para distribuir passes.

https://streamable.com/c9k45

 

Também é possível tirar proveito dessa versatilidade no contra-ataque, se antecipando às defesas adversárias e finalizando em transição.

https://streamable.com/8k11y

 

Seu jogo de pés também se reflete no poste baixo, tendo como marca registrado o spin move, que utiliza para criar para si mesmo e para os companheiros.

https://streamable.com/2a3p4

https://streamable.com/h8hq7

 

Seu arremesso não tem a mecânica mais chamativa do mundo, um pouco baixa e não tão compacta, mas é capaz de ser acionado em pick and pops e tem sido assertivo em movimento.

https://streamable.com/mpnp4

https://streamable.com/dbn1r

 

E ainda que não seja um defensor de elite, até pelas limitações físicas, é aguerrido, sabe se posicionar e utilizar da fluidez do pés para se manter de frente ao adversário, como nesse impressionante toco após fechar agressivamente no armador e voltar para o pick and pop.

https://streamable.com/pk6wk

O contrato de Tornike Shengelia com o Baskonia tem duração até 2022 e soma $ 7.5 milhões de Euros em salários, que deixa difícil que qualquer grande rival europeu o tire da equipe, que não está entre os maiores orçamentos da Euroliga, mas possui cláusula de saída facilitada para a NBA. Em seu jogo moldado ao estilo Siakam-Europeu, talvez Shengelia ainda possa ser relevante e conseguir ser um bom role player na NBA. No entanto, eu arrisco dizer que termine sua carreira mais ao estilo Georgios Printezis, como um ídolo local e estrela.

Siga o Gabriel Andrade no Twitter:

 

 

 

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

 

 

 

 

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: