Extras

CBB informa as ações feitas na base neste ano e divulga o calendário de competições de 2020

O ano de 2019 está acabando e a Confederação Brasileira de Basketball acaba de divulgar as ações feitas neste ano no basquete de base. Segundo a CBB, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, a Confederação colocou 1.464 crianças para jogar de janeiro a dezembro (já levanto em conta o torneio de Curitiba disputado agora em dezembro), do sub-12 ao sub-21, nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base.
Para se ter uma ideia, os torneios colocaram 122 clubes para jogar somando 363 partidas ao todo. Treze estados jogaram, do Norte ao Sul do país, com investimentos que ultrapassam a barreira do milhão e que terão seus valores ainda divulgados pela CBC.
Um dado importante foi no basquete feminino. Apenas no sub-12 e sub-14, foram 200 meninas jogando os Brasileiros de Base, com um total de 48 partidas disputadas entre 16 equipes. Saindo do zero em comparação com 2016. Em 2020 acontecerá mais jogos (veja tabela abaixo).
A CBB entrou com toda a parte de layout das quadras, estrutura de tecnologia, softwares de estatísticas e súmulas eletrônicas, arbitragem e treinamento de árbitros, capacitação dos profissionais dos clubes, entre outras questões de logística. Também foi responsável por toda parte técnica dos campeonatos, desde congressos técnicos, boletim de informação e montagem de tabela.
Nas seleções, a CBB, em parceria com o COB através da descentralização de recursos, colocou as categorias de base para jogar. Esse foi um dos motivos para suspensão da entidade pela FIBA. As meninas do sub-17 tiveram a primeira oportunidade de defender o país no Sul-Americano de Barranquilla, se classificando para a Copa América com a prata. O masculino começa hoje a caminhada no sub-17 disputado no Chile.
Foto: CBB/Divulgação

Antes disso, teve a Copa América Sub-16, realizada inclusive no Brasil, e a Copa América Sub-16 feminina no Chile. Outra participação foi o Sul-Americano sub-14 masculino e feminino, disputado em Goiânia. O masculino também jogou o Sul-Americano sub-21, em Tunja, na Colômbia. No 3×3, a base esteve no Mundial sub-23, na China, e nos Jogos Mundiais de Praia, nos dois naipes.

Para 2020, o calendário vai estar repleto de algumas competições de março a dezembro, colocando os jovens para jogar do Sub-12 ao Sub-21, inclusive com a novidade dos torneios do 3×3, modalidade olímpica.

As seleções também voltarão à quadra em 2020. Vai acontecer as Copas Américas masculinas e femininas no sub-18. O Sul-Americano sub-19 feminino. O Sul-Americano sub-19 masculino. Os mundiais sub-18 e 23 do 3×3 no masculino. Os Sul-Americanos sub-15 no masculino e feminino.

É importante citar que em 2016, no último ano da antiga gestão, a CBB não realizou nenhuma competição nas categorias de base no Brasil. E, também por isso, acabou suspensa pela Federação Internacional de Basquete, a FIBA.

Confira o calendário 2020

Março

– Brasileiro 3×3 – sub12,14,15,17,18 e 23 – Masculino e feminino

Abril

– Brasileiro sub-21 – Masculino

Maio

– Brasileiro sub-14 – Masculino
– Brasileiro 3×3 – sub12,14,15,17,18 e 23 – Masculino e femininoJunho
– Brasileiro sub-14 – Feminino
– Brasileiro sub-18 – Feminino
– Brasileiro 3×3 – sub-12, 14, 15, 17, 18 e 23 – Masculino e femininoJulho

– Brasileiro sub-16 – Masculino

Agosto

– Brasileiro sub-18 – Masculino

Setembro

– Brasileiro sub-21 – Feminino

Outubro

– Brasileiro sub-16- Feminino

Dezembro

– Brasileiro sub-12 – Masculino e feminino
Foto: CBB/Divulgação

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

Felipe Souza é o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e é co-criador do Live College BR. Ele escreve para o site americano D1Vision, para a Liga Super Basketball e tem textos no Bala Na Cesta. Faz trabalho de Scout nas horas vagas e acredita que o estudo diário do basquete, faz dele um profissional melhor.

0 comentário em “CBB informa as ações feitas na base neste ano e divulga o calendário de competições de 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: