Extras

Nós também somos culpados pela falta de divulgação do basquete brasileiro!

Startup Stock Photos

Sim, isso mesmo que você leu. Nós também somos culpados pela falta de divulgação do basquete brasileiro. E quando eu digo “nós”, eu quero dizer a imprensa e influenciadores como um todo.

Antes de explicar o motivo do texto, é importante salientar que a parcela de culpa da imprensa é MUITO menor do que a dos clubes e de quem organiza os campeonatos. Porém, nós precisamos fazer uma “mea-culpa” quando se trata de divulgação dos jogos.

Recentemente eu ouvi de uma pessoa que trabalha em assessoria, que poucas pessoas da imprensa e influenciadores vão aos treinos, que eles não pedem material e não fazem esforço para ajudar na divulgação das partidas.

Esse relato me fez refletir e começar olhar também os meus erros. Eu realmente não faço pré-jogo e pós-jogo no blog, mas entendo que poderia divulgar mais as partidas que acontecem principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Seja uma postagem nas redes sociais incentivando os torcedores a irem aos jogos das suas equipes ou até mesmo, incentivando os meus seguidores comparecerem em algum ginásio para ver basquete.

Isso mudaria o cenário do basquete nacional ou conseguiria colocar 1000 pessoas nos ginásios por conta da minha indicação? Provavelmente não, mas se eu conseguir convencer uma pessoa a ir ao jogo já está de bom tamanho.

Sobre comparecer aos treinos, eu faço o que realmente está ao meu alcance. Já que eu trabalho em uma agência de publicidade e não consigo ir a todos os treinos. Porém, esse é um questionamento válido se tratando de grandes veículos de imprensa e até mesmo os setoristas dos clubes. Eles podem e deveriam ser mais participativos.

Não é só isso, vejo que falta muita proatividade da nossa parte. Quantas vezes você amigo da imprensa, procurou divulgar uma partida ou incentivar as pessoas irem ver um jogo no ginásio? Imagino que poucas.

Do outro lado, quantas vezes você reclamou na rede social sobre o público abaixo do esperado em um determinado jogo? Pois é, muitas vezes né?!

Esses foram alguns questionamentos que me fiz e percebi que posso melhorar.

Como eu quero que o basquete cresça e tenha mais público, se não ajudo na divulgação? Claro, que a maior parcela de culpa não é minha. Até porque a minha função aqui é trazer informação de forma imparcial e com qualidade (eu tento!) para o leitor do blog. Porém, entendo que posso me esforçar mais.

Claro, que para a imprensa poder ajudar na divulgação dos jogos, as assessorias também precisam fazer a sua parte. Seja enviando releases, imagens ou até mesmo concedendo acessos aos treinos para gravação de vídeo e áudio com atletas/treinadores.

É preciso entender também que uma assessoria que dificulta o acesso desse material, desmotiva qualquer ação de divulgação por parte do influenciador.

Por fim, eu gostaria que nós da imprensa começássemos a olhar para o nosso próprio umbigo e entender aonde estamos deixando a desejar na divulgação do basquete brasileiro.

Seja um assinante do Blog do Souza por somente 7 ou 10 reais por mês:

 

 

 

 

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Felipe Souza é o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e é co-criador do Live College BR. Ele escreve para o site americano D1Vision, para a Liga Super Basketball e tem textos no Bala Na Cesta. Faz trabalho de Scout nas horas vagas e acredita que o estudo diário do basquete, faz dele um profissional melhor.

0 comentário em “Nós também somos culpados pela falta de divulgação do basquete brasileiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: