Estaduais

FBERJ e o seu patético Campeonato Carioca

(Foto: Diego Maranhão / Blog do Souza)

Começo esse texto admitindo que o título escolhido é realmente duro, mas é necessário. Na noite desta terça-feira, me enviaram a “tabela” do Campeonato Carioca desse ano e para ser bem sincero, tenho até receio de dizer que o que eu vi era uma tabela de campeonato de basquete profissional. Antes de entrar no tema do texto, deixo abaixo a tal tabela.

Sim, esse é portentoso Estadual de Basquete do Rio de Janeiro. Nem parece que nele contém o atual campeão do NBB e um dos quatro melhores times do Brasil. A capacidade de fazer um campeonato patético, não me espanta para dizer a verdade. É só olharmos para trás e ver como foram os antigos campeonatos. O tweet do jornalista Thierry Gozzer mostra claramente isso.

É nesse momento, que muitos que defendem a federação vão dizer: “Mas a FBERJ não tem dinheiro!” Ok. Eu até entendo que sem dinheiro ou até com pouco dinheiro seja difícil andar com algumas coisas, mas na verdade o que falta é a FBERJ querer fazer algo para mudar.

Por exemplo, no Rio de Janeiro temos diversos clubes que poderiam participar do Estadual se tivesse um auxilio da FBERJ, principalmente em descontos na arbitragem. Equipes como Club Municipal, Tijuca Tênis Clube, Jacarepaguá Tênis Clube e até mesmo o Fluminense, poderiam fazer o Estadual ser mais valorizado.

Vamos imaginar se o Estadual começa um mês antes com pelo menos 8 equipes disputando três vagas para jogar contra Niterói, Flamengo e Botafogo? Não seria melhor? Teríamos mais jogos no Estado para os atletas, árbitros, oficiais de mesa e até mesmo a imprensa.

Falando em imprensa, a divulgação dos campeonatos da FBERJ é um terror de forma geral. Te desafio a entrar no site agora e achar os resultados e tabelas dos campeonatos adultos e de base desse ano. Relaxa, eu sei que você não vai conseguir. É nesse momento, que mais uma vez a desculpa de não ter dinheiro vem a tona. Por favor, alguém avise que no WordPress dá para fazer um site de graça com bons layouts.

Claro, que pagar alguém experiente para fazer é sempre melhor. Porém, a FBERJ não conseguiria estagiários para ajudá-los nisso? Falando em estagiários, será que nenhum estudante de jornalismo no Estado faria coberturas dos campeonatos organizados pela entidade em troca de horas extracurriculares?

Viu como que com pouco dinheiro dá para fazer algo diferente? Agora não adianta só trabalhar TRÊS vezes (terça, quarta e quinta) na semana de 13 às 17 horas e achar que a solução vai cair do céu. A federação precisa entender que tem um grande produto nas mãos e que ele pode ser útil para própria instituição a longo prazo.

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Anúncios

2 respostas »

  1. Felipe , sabes que sou fã do seu trabalho mas dessa vez vou discordar , se fosse gratuita a arbitragem eu acho que nenhum dos clubes citados jogaria o estadual , não é apenas reunir os amigos ou treinar 2 ou 3x por semana e jogar . Envolve pagae atletas , transferências . Não dá pra ser algo amador , isso não cabe mais

    Curtir

    • Perfeito Bruno. Entendo demais o seu ponto e até concordo com ele. Quando eu cito em “abaixar as taxas”, não é somente diminuir os valores e achar que todos vão jogar por isso. Mas eu ACHO que se abaixar as taxas, tiver um trabalho de divulgação/cobertura maior e a federação conseguir dar um prêmio interessante para os times pequenos…talvez eles jogariam.

      E quando eu falo em prêmio, nem digo em dinheiro. Mas uma vaga para um torneio no Sudeste que dá acesso ao Campeonato da CBB (que agora é a nova Liga Ouro) ou algo do tipo, sabe? É nesse ponto que me refiro. A diminuição das taxas, vem junto de outros benefícios para tentar atrair os clubes.

      Será que ia dar certo? Não sei. Mas pelo menos a federação tentaria algo novo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s