Extras

Niterói Basquete Clube vai disputar a Copa Sul-Americana de Basquete

Foto: Divulgação / Niterói Basquete Clube

Pela primeira vez em sua história, o Niterói Basquete Clube vai disputar um campeonato fora do Rio de Janeiro. Na próxima semana, dos dias 21 a 26, o Cacique estará presente na Copa Sul-Americana de Basquete, com sede em São Paulo (clube Esperia). As categorias Sub-16 e Sub-17 irão participar da competição.

Na atual temporada, o Niterói está participando do Estadual Sub-19 da FBERJ e o Torneio Aberto Sub-16, também realizado pela Federação. A ideia é aumentar cada vez mais o número de competições. Três representantes do clube estarão em SP: Caíque Barros (técnico do Sub-16), Thiago Brani (técnico do Sub-17) e Rafael Rezende (coordenador).

O treinador Thiago Brani falou sobre a importância da equipe participar desse campeonato.

“Vou um pouco mais atrás para buscar a importância desse campeonato. Quando o Niterói foi criado, a ideia era justamente fazer um trabalho de base para fortalecer a equipe adulta. Trabalho de formação. Então, quando conseguimos as parcerias para colocar em prática tudo isso, não pensamos duas vezes. Em 2017, montamos um Sub-22 e ficamos na terceira colocação do Torneio Aberto da FBERJ. E, de lá pra cá, mantivemos. Em 2018, disputamos o Sub-18 da LSB, e fomos campeões. Perdemos as duas primeiras partidas, e depois vencemos onze. Foi espetacular. Em paralelo a tudo isso, ainda arrumamos um parceiro (Clube Português de Niterói) para montar uma Escolinha para garotos de quinze anos pra baixo. Mantendo essa evolução, começamos a solidificar o projeto. Neste ano, nos filiamos à Federação, e aumentamos as categorias. Estamos jogando o Carioca Sub-19 com 15 jogadores (nove sub-17 e sub-16). É um time jovem, porém, a ideia é dar bagagem pensando no auge daqui a 3 anos. Esses meninos têm acesso à categoria adulta, treinam com os mais velhos e integram o plantel do Cariocão. Já o Sub-16, estamos no Torneio Aberto para dar rodagem e a ideia é disputar o Sub-17 no ano que vem”.

O treinador Caique também comentou sobre a participação no campeonato: “A expecativa é muito alta, principalmente, por ser um campeonato sul-americano com times de altíssimo nível. Vamos para lá jogar e dar nosso melhor, sem pensar em quem vai estar do outro lado da quadra. Temos um grupo de garotos que, em grande marioria, terá a primeira experiência de participar de um campeonato dessa magnitude. Tenho certeza que isso ajudará muito na formação deles.”

Já o coordenador Rafael Rezende, ressaltou também que o retorno poderá ser cultural além de técnico.

“Me arrisco a dizer que essa é a competição mais importante do calendário. Os atletas vão vivenciar uma experiência nova, diferente e enriquecedora. Será uma espécie de intercâmbio com meninos da mesma idade e outras escolas/filosofias de basquete. Internamente, acreditamos que o retorno, além de técnico, vai ser cultural. Estamos empolgados e ansiosos. Queremos fazer bonito em São Paulo.”

Essas são as equipes que vão representar o time carioca:

Sub-17

Arthur Barbosa, Bernardo Brito, Diego Dawes, Matheus Cortat, Natã Moreira, Nickolas de Mayrinck, Pedro Magalhães, Pedro Villela e Rafael Tavares

Sub-16

Eliã Moreira, Enzo Gomes, Gabriel Justo, Guilherme Salgado, Henrique Garcia, João Pedro de Brito, Luis Felipe Carvalho, Mauro César, Pedro Augusto, Pedro Rezende, Yan Ferreira

Foto: Divulgação / Niterói Basquete Clube

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s