Botafogo

Lucas Mariano avisa: “Quero fazer uma das melhores temporadas no NBB”

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Para quem me acompanha no Twitter, ficou sabendo em primeira mão da contratação do pivô Lucas Mariano pelo Botafogo. O jogador chega ao Glorioso com um status de ser peça fundamental para a equipe comandada pelo Léo Figueiró para a nova temporada do NBB.

Lucas também volta ao Rio de Janeiro buscando tentar apagar a sua última passagem pela Cidade Maravilhosa e mostrar que ainda é um atleta de elite no cenário nacional.

LEIA MAIS: Como o Lucas Mariano pode ajudar dentro de quadra e o que ele precisa melhorar para ser peça fundamental no Botafogo?

E para poder falar sobre esse novo desafio na carreira e a expectativa para a nova temporada, eu pude conversar com o Lucas Mariano no dia da apresentação do time em General Severiano. Ele falou sobre Botafogo, o quanto ele se cobra e muito mais.

Confira a entrevista a seguir.

Felipe Souza – Como você acha que a sua passagem no Vasco te ajudou para estar aqui no Botafogo? 

Lucas Mariano – Acho que você tem toda razão, o trabalho que eu fiz no Vasco vai trazer toda a bagagem que eu tenho aqui hoje, parece que não é, mas a pressão de vestir a camisa de peso como Vasco, Botafogo, Flamengo e o São Paulo, que está entrando agora, alguns não sabem, mas a cobrança é totalmente diferente. 

Sabemos que nós vamos ter uma missão bem dura, começando pelo Carioca. Vamos enfrentar Vasco e Flamengo, sabendo que temos que fazer um bom jogo, por que a cobrança é forte. É uma boa oportunidade para todo mundo que está jogando em um time grande, com estrutura boa, acho que esse ano vamos fazer um bom campeonato, cada um vai melhorar individualmente e, se Deus quiser, vamos rumo ao nosso primeiro título que é o Carioca.

Felipe Souza – Na temporada passada a gente conversou muito quando você jogava lá em Bauru, você se cobrava muito, sempre me falava isso: ‘Eu sei que eu não estou rendendo 100%’. Como está a sua preparação agora? Você está pronto, no seu melhor físico e mental? 

Lucas Mariano – Tudo se encaixa, mentalmente e fisicamente. Eu conversei muito sobre isso com o Léo, foi muito bom. Acho que pra mim, o mais importante é a saúde do time. Não quero ficar falando nada de mal, mas a experiência que eu tive no Vasco quando a saúde do time não estava boa, eu via que todo mundo fica mal e o treino não rende. Mesmo o nosso time não estando completo ainda, dá para ver que as pessoas que estão aqui não tem vaidade, só quer o bem pra cada um e ganhar. Com isso acho que eu tenho tudo pra melhorar minha questão mental, ser uma pessoa que vai estar tranquila comigo mesmo, melhorar tudo aquilo que tenho que melhorar. Tempo vai ter, então é trabalhar, ter uma cabeça tranquilo e, se Deus quiser, fazer uma das melhores temporadas no NBB como eu já fiz em Brasília. 

Felipe Souza – Fora de quadra o trabalho no Vasco foi totalmente conturbado, não só na sua passagem, mas também em outras. Para você, o quanto interfere o trabalho fora de quadra no rendimento da equipe? 

Lucas Mariano – Eu acho que todos os time vão ter algum problema externo, mas isso não pode atingir internamente. Essa questão salarial, todo time tem um atraso. O que não pode acontecer é deixar chegar a um ponto em que a pessoa fique com raiva e desconte em quadra. Esse ponto foi o que eu toquei, a saúde do time não fica boa, acaba afetando nos resultado. Nós sabemos que Botafogo, Vasco e Flamengo tem seus problemas, mas o que eu disse em relação ao Léo é que essa coisas tem que ser resolvidas internamente, a gente vê que a diretoria do Botafogo é excelente, resolve tudo que tiver que resolver, nós jogadores temos que estar o mais tranquilo possível para que a gente possa dar o nosso melhor. Eu acho que esse é o foco, como eu já tenho essa experiência, tudo que pode causar mal para o time eu posso ajudar com a minha experiência. No final das contas, se o time ganha, todos ganham. O mais importante pra mim é a saúde e o trabalho externo. 

Felipe Souza – Para você, o que é mais difícil: enfrentar um pivô mais forte fisicamente que vai trombar ou aquele pivô que tem um bom trabalho de pernas, que sai do garrafão para pontuar? Pergunto isso por que o Flamengo hoje tem o Varejão, que até o momento fica no clube, é um jogador que tem um bom trabalho de pernas, mesmo que não pontue de fora e o Leron Black que é um jogador americano, forte fisicamente e que busca o jogo próximo ao garrafão.

Lucas Mariano – Para mim, é sempre melhor o jogador mais pesado, é mais fácil de defender. Por que tecnicamente você pode ver, eu sou fã de um cara que foi embora agora esse ano, que é o JP. Pra mim ele é o melhor pivô, tem um jogo de costas que eu nunca vi, é um cara que é tecnicamente absurdo, consegue usar a minha força contra mim mesmo e girar. Ele é absurdo tecnicamente. Então, eu prefiro de jogadores assim, que são fortes, usam a força, consegue segurar, do que um cara mais habilidoso, que tem que saber o lado que ele vai e normalmente jogadores mais leves. Acho que esse tipo de jogador é mais difícil. 

Felipe Souza – Mesmo sendo um jogador que trabalha bem dentro do garrafão, você também pontuava de três pontos. Você ainda treina os arremessos de longa distância ou está focado em somente trabalhar perto da cesta? 

Lucas Mariano: Eu também estou dando sempre alguns arremessos de fora, mas acho que para a equipe do Botafogo eu preciso ser um “xerife” em quadra. Tenho que entender que a cada ano tem pivôs que podem jogar de costas, eu acho que vou ter a liberdade de conversar com o Léo, que eu posso jogar junto com o Wesley de 5. Mas o principal vai ser o garrafão mesmo, acho que é a função para qual eu realmente fui contratado. Então é trabalhar para isso, deixa essa arma secreta dos três pontos para um momento do jogo, que o adversário esqueça um pouco e eu aproveite essa oportunidade.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Anúncios

Categorias:Botafogo, NBB

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s