Botafogo

Como o Lucas Mariano pode ajudar dentro de quadra e o que ele precisa melhorar para ser peça fundamental no Botafogo?

Foto: Newton Nogueira

O pivô Lucas Mariano está chegando no Botafogo e muitos se perguntam como ele pode ser útil a equipe treinada pelo Léo Figueiró. Então, decidi mostrar como o ex-jogador de Bauru pode ser importante para o Glorioso dentro de quadra e o que ele precisa melhorar para ter uma ótima temporada no Rio de Janeiro.

Pontos Fortes

O Lucas na minha visão é um Traditional Offensive Bucket-­Getters, esse é um termo que usamos no scout quando falamos de pivôs que tem um bom trabalho de costa para a cesta, que cria o seu arremesso e dos seus colegas, além de ser um pontuador consistente na média distância.

Ele sabe usar muito bem o seu porte físico e trabalho de pernas para ganhar espaço dentro do garrafão e pontuar em cima do seu marcador. Também vimos ele dando bons passes para os companheiros, nos mostrando que tem boa visão de jogo e sabe ler bem as jogadas chamadas. É útil quando é usado no pick and roll.

Quando ele não consegue ganhar espaço dentro do garrafão, Lucas consegue pontuar bem de média distância. Mesmo o arco do seu arremesso não fazendo 45º ou 55º (o que seria o ideal), ainda continua sendo eficiente e é uma ferramenta ofensiva importante do seu jogo.

Defensivamente, ele tem um bom tempo de bola para pegar rebotes e dar tocos.

Em números, a última temporada não foi a sua melhor participação do NBB. Porém, alguns números são bons quando falamos de um pivô. Ele teve um aproveitamento de 62% nas bolas de dois pontos, médias de 5.9 rebotes e 15.1 pontos por jogo. Além de ter um aproveitamento de 32% nos arremessos de longa distância, número bom para jogadores da sua posição.

Pontos Fracos

Por ter bons arremessos de média e longa distância, ele acaba forçando jogadas e dando a chance do adversário pontuar na transição. Além disso, ele não é um bom ball handler e quando é forçado a se movimentar com a bola, acaba cometendo turnovers.

Defensivamente, Lucas tem muita dificuldade em defender pick and rolls e fazer a dobra na marcação. Ele normalmente chega atrasado quando essas movimentações acontecem.

Porém, não acho que os pontos que apresentei acima sejam os mais preocupantes. Na minha opinião, o emocional dele e como ele cuida do próprio corpo é que precisa ser trabalhado com muita atenção por todos no Botafogo.

Nos últimos dois anos, Lucas Mariano está tendo dificuldade em emagrecer e isso impacta diretamente no seu desempenho em quadra. Ele perde mobilidade para fazer os seus post moves e é facilmente batido em um pick and roll que o seu marcador é mais leve. Na defesa, fica mais evidente o quanto o corpo dele acaba limitando ele em defender o garrafão.

Já na parte emocional, o jogador de 25 anos tem dificuldades em conter o seu temperamento explosivo. Presenciei pelo menos duas vezes, no Bauru e no Vasco da Gama, ele perdendo a cabeça com os treinadores das respectivas equipes na frente de todos. Isso já não é bom, mas infelizmente é comum ele perder o foco dentro da partida por conta de um “erro” de arbitragem ou uma jogada que não terminou do jeito que ele gostaria.

Pode parecer poucos para alguns, mas não ter foco na partida faz com que ele acabe cometendo faltas bobas e deixando a sua equipe em maus lençóis no jogo. Para um time como o Botafogo que soube controlar bem as emoções em momentos importantes dos playoffs, pode ser prejudicial esse temperamento do Lucas.

Foto: Lucas Guanaes / Locomotiva Esportiva

Ele ainda é jovem e bom tecnicamente, isso é inegável. Porém, o Léo Figueiró sabe que recuperar aquele Lucas do Brasília é o seu maior desafio para a nova temporada. Tomara que possamos ver o Lucas voltando a jogar o que sabe e com a cabeça no lugar.

E aí, você acha que o Lucas Mariano vai reencontrar o basquete que fez ele ir para seleção ou não? Deixe abaixo nos comentários.

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Anúncios

Categorias:Botafogo, NBB

Marcado como:, , ,

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s