Flamengo

Gustavo De Conti fala sobre o estilo de jogo do Flamengo, do Željko Obradović e da seleção brasileira

Divulgação / Flamengo

Na tarde quente de ontem (10) no Tijuca Tênis Clube, o Flamengo venceu o Minas por 82-60. O time carioca não fez uma grande primeiro tempo, mas após o intervalo a equipe comandada pelo Gustavo De Conti voltou conseguindo impor o seu jogo e fez um último quarto (22-6) brilhante para conseguir a vitória. O destaque do jogo foi o armador Deryk Ramos que terminou a partida com 27 pontos, 4 rebotes e 4 assistências.

No final da partida eu consegui bater um papo com o treinador Gustavinho sobre o crescimento da sua equipe na competição e como o time dele funciona totalmente diferente do Paulistano que ele treinava na temporada passada.

“No ano passado a gente a gente corria mais, tínhamos jogadores para isso. Esse ano a gente não tem tanto jogadores para correr. Então estamos focando muito no aspecto defensivo e muito no jogo 5 contra 5. Às vezes a gente tem até um contra ataque bom, chegando no 3-3 ou 4-4, a gente prefere segurar um pouco mais a bola.

É um jogo com mais segurança, com menos posse de bola e ao mesmo tempo a gente busca versatilidade. Que os pequenos possam jogar mais próximos a cesta, como o Balbi e o Deryk, e os grandes possam ter arremesso. Como você viu bem, é um estilo bem diferente do ano passado. Daquela correira, daquele volume de jogo. Esse ano a gente tem jogadores, na minha opinião, com um pouco mais de qualidade ofensiva. Então, não precisamos ter tanto volume, nossa preocupação maior é na defesa.”

Marcelo Cortes / Flamengo

O foco na defesa que o Gustavo vem dando ao Flamengo, está dando resultados. A equipe tem a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 70.95 pontos por jogo. Além do bom trabalho tático do time rubro-negro, Gustavo é conhecido por exigir sempre o máximo dos seus jogadores dentro de quadra e aliado ao fato dele gostar do basquete europeu, foi impossível não perguntar ao treinador se ele se espelhava no comandante do Fenerbahçe , o sérvio Željko Obradović.

“Fico muito honrado, é um grande ídolo meu. É um cara que eu procuro seguir, ver o que está falando, fazendo e ver o que ele está passando nos treinos. É um dos que eu me espelho e acho que o estilo que a gente tem nessa temporada é mais parecido com o que ele faz lá, que é um jogo mais pausado, dando mais ênfase para a parte defensiva. Mas também com muita versatilidade.

É claro que o ambiente é totalmente outro, o nível de basquete é totalmente outro, mas é um cara que apesar de eu me inspirar muito, o ano passado foi um estilo muito diferente do dele. Era mais um estilo NBA digamos assim, esse ano é um estilo mais europeu. Mais defesa, menos posse de bola e um jogo mais travado. Então, você tem que se adequar o que você tem de estilo de jogo dos jogadores, não dá para querer que o time corra se não tem essa característica.”

Já que estávamos falando de basquete europeu, perguntei ao treinador qual seria o melhor estilo de jogo para a seleção brasileira.

“Eu acho que hoje com os jogadores que tem disponíveis na seleção, o melhor estilo seria o maior volume de jogo. Como o que a gente fazia no ano passado, como o Franca e o Paulistano jogam nesta temporada por exemplo. Eu acho que a gente tem jogadores de velocidade, ótimos arremessadores, não temos um time tão alto e por isso precisamos correr mais. Claro que o estio de jogo tem que ser de acordo com as gerações.”

Marcelo Cortes / Flamengo

Espero que vocês tenham gostado desse curto bate papo com o Gustavinho. Vale lembrar, que o próximo jogo do Flamengo será contra o Bauru nesta terça (12) às 20 horas no Tijuca Tênis Clube. A partida não será transmitida por nenhum veículo.

Siga o Blog do Souza nas redes sociais:

 

 

 

 

Anúncios

Categorias:Flamengo, NBB

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: