Botafogo NBB

O que o Botafogo precisa fazer para vencer o Paulistano?

Nesta terça-feira (30/10), o Botafogo (11º) enfrenta o Paulistano (5º) no Ginásio Oscar Zelaya tentando buscar a sua segunda vitória no NBB. A equipe volta ao Rio de Janeiro depois de fazer dois jogos em São Paulo contra Franca (vitória por 77-74) e o Bauru (derrota por 82-63).

O retorno ao Rio pode marcar a primeira vitória da equipe em casa na competição, para isso o time precisa conter o rápido ataque paulista e ser eficiente nos arremessos. Porém, o que o treinador Leonardo Figueiró precisará fazer para que o alvinegro conquiste a vitória?

Abaixo eu cito 3 pontos que podem ser determinantes para que o clube carioca vença o Paulistano.

Conter as bolas de 3 pontos: O Paulistano da temporada passada era uma máquina de acertar arremessos do perímetro, a equipe tinha diversos jogadores que eram opções eficientes nesse quesito.

Porém, nessa temporada o time mudou bastante e acabou perdendo jogadores como Lucas Dias (Franca), Jonathan (Flamengo), Fuller (Corinthians) e Deryk (Flamengo), que eram boas opções do técnico Gustavinho (Flamengo) nas bolas do perímetro. Mesmo perdendo esses jogadores, o time ainda é perigoso no arremesso de três pontos e o Botafogo precisa ficar de olho.

Com um time jovem e que constantemente procura se movimentar no ataque, é comum que espaços para os arremessos apareçam e é nessa hora que entra o principal pontuador de três pontos do time, o americano Roquemore. O armador tem 45.5% de eficiência nesse quesito e é seguido pelo ala Renan Lenz com 40%.

Mesmo o Yago (22.7%) e o Georginho (16.7%) não estando entre os líderes, são jogadores que o alvinegro precisa ter cuidado para que não comecem a acertar arremessos logo cedo na partida e ganhem confiança suficiente para decidirem o jogo.

Achar o substituto do Coelho na defesa: O Botafogo teve uma baixa importante para essa temporada regular, que foi o armador Coelho. O jogador além de ser fundamental para conduzir o time no ataque, é um bom defensor e seria importantíssimo na partida dessa terça-feira. Mas sem ele, o Glorioso precisa achar um substituto ideal para conter o jovem time paulista.

Nessa partida especificamente, a melhor opção defensivamente na minha opinião seria colocar o jovem Fabrício. O ala de 20 anos e 1.92 m, pode ser muito útil para ajudar a marcar o Georginho, o Eddy e ainda dar cobertura ao armador principal.

Apostar no jogo dentro do garrafão: Os três pivôs principais da equipe – Murilo (2.08 m), Ansaloni (2.10 m) e Maique (2.11 m) – são mais altos do que qualquer pivô do Paulistano, só isso já seria suficiente para forçar jogadas no poste baixo.

Porém, o Léo Figueiró precisa usar bastante o Ralfi Ansaloni nessa partida. O jogador está com um bom desempenho nesse início de campeonato, tendo médias de 10.7 pontos e 7.7 rebotes. Além de ser eficiente usando o trabalho de pernas debaixo do garrafão, o pivô ainda é consistente no arremesso de média distância e pode ser uma arma surpresa nos arremessos do perímetro.

Ralfi Ansaloni (Foto: Paula Reis / Blog do Souza)

Agora que já sabemos quais atitudes o Botafogo pode tomar para conquistar a vitória nesta terça-feira, só nos resta esperar para saber qual será o resultado final. Lembrando, que o jogo vai ser às 20 horas e não terá transmissão.

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Anúncios

Felipe Souza é o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e é co-criador do Live College BR. Ele escreve para o site americano D1Vision, para a Liga Super Basketball e tem textos no Bala Na Cesta. Faz trabalho de Scout nas horas vagas e acredita que o estudo diário do basquete, faz dele um profissional melhor.

0 comentário em “O que o Botafogo precisa fazer para vencer o Paulistano?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: