High School

Conheça um pouco mais sobre o método de ranqueamento do High School

 

Muitos seguidores me perguntam como funcionam a classificação dos times do high school e acabo explicando de forma superficial. Abaixo vou entrar mais no assunto e assim espero acabar com as dúvidas de todos. Espero que gostem da explicação e vejam que realmente não é tão simples.

Ranking

Um sistema de ranqueamento é fundamental hoje nas avaliações de equipes ou jogadores nos esportes americanos. Os sistemas comuns incluem pesquisas com especialistas na área, crowdsourcing com não-especialistas, mercados de apostas e sistemas de computador.

Rankings ou power rankings podem ser obtidos classificando cada equipe e atribuindo uma classificação ordinal a elas, de modo que a equipe com a melhor classificação ganhe o posto # 1 . Os sistemas de classificação oferecem uma alternativa ao ranqueamento dos esportes tradicionais, que se baseiam em vitória/derrota/empate.

Teoria 

Os sistemas de classificação usam uma variedade de métodos para classificar as equipes, mas o método mais prevalente é chamado de classificação de poder. A classificação de poder de uma equipe é um cálculo da força da equipe em relação a outras equipes na mesma liga ou divisão. A ideia básica é maximizar a quantidade de relações transitivas em um dado conjunto de dados devido aos resultados do jogo. Por exemplo, se A derrota B e B derrota C, então pode-se dizer com segurança que A> B> C.

Há problemas óbvios em basear um sistema unicamente em vitórias e perdas. Por exemplo, se C derrota A, então uma relação intransitiva é estabelecida (A> B> C> A) e uma violação de classificação ocorrerá se este for o único dado disponível. Para abordar essas desagregações lógicas, os sistemas de classificação normalmente consideram outros critérios, como a pontuação do jogo e onde a partida foi realizada (por exemplo, para avaliar uma vantagem de jogar em casa).

De uma perspectiva acadêmica, o uso da álgebra linear e as estatísticas são populares entre muitos dos autores dos sistemas para determinar suas classificações. Alguns trabalhos acadêmicos são publicados em fóruns como o MIT Sloan Sports Analytics Conference, outros em estatísticas tradicionais, matemática, psicologia e revistas de ciência da computação.

Se não houver uma quantidade de jogos “inter-divisional” suficiente, as equipes podem ser jogadas artificialmente para cima ou para baixo nas classificações gerais devido à falta de correlação com outras equipes na liga.

Os sistemas podem ser elaborados para fornecer uma análise perfeita dos jogos até uma certa data, enquanto outros são preditivos e dão mais peso às tendências futuras do que aos resultados anteriores. Isso resulta no potencial de má interpretação dos resultados do sistema de classificação por pessoas não familiarizadas com essas metas.

Por exemplo, um sistema de classificação projetado para dar previsões precisas de spread (diferença entre valor inicial e valor final) de pontos para jogadores, pode ser inadequado para equipes que devem disputar finais e torneios relevantes.

Tipos de classificação

Vantagem nos jogos de casa – Home advantage

Quando duas equipes da mesma qualidade jogam, a equipe que joga em casa tende a ganhar mais vezes. O tamanho do resultado muda com base de quando foi o jogo, o tipo do jogo, em que fase da temporada foi e o esporte. Mas em todas as condições, “simplesmente jogar em casa aumenta as chances de ganhar”. Uma vitória fora de casa é, portanto, visto mais favorável do que uma vitória em casa, porque era mais desafiador. O Home advantage (que é também chamado de “home field advantage”) também é baseado no peso do estádio sem público ou com multidão;

Força do calendário – Strength of schedule

Força do calendário refere-se à qualidade dos oponentes de uma equipe. Uma vitória contra um adversário inferior é geralmente visto de forma menos favorável do que uma vitória contra um adversário superior. Muitas vezes as equipes da mesma liga, que são comparadas entre si para o campeonato ou para a eliminatória, não jogaram contra  os mesmos oponentes. Conseqüentemente, julgar seus recordes relativos da vitória-perda é complicado.

 

Pontos versus vitórias – Points versus wins

Alguns sistemas armazenam resultados finais como eventos discretos ternários: vitórias, empates e perdas. Outros sistemas registram a pontuação final exata do jogo, em seguida, julga as equipes com base na margem de vitória. As equipes de classificação com base na margem de vitória são muitas vezes criticadas por criarem um incentivo para que os treinadores cheguem a pontuação, um resultado “antidesportivo”.

Ainda outros sistemas escolhem um meio termo, reduzindo o valor marginal de pontos adicionais à medida que aumenta a margem de vitória. Sagarin escolheu ligar a margem da vitória a uma quantidade predeterminada. Outras abordagens incluem o uso de uma função de decaimento, como um logaritmo ou colocação em uma função de distribuição cumulativa.

Informações do jogo – In-game information

Além de pontos ou vitórias, alguns projetistas de sistemas optam por incluir informações mais detalhadas sobre o jogo. Exemplos incluem tempo de posse da bola, estatísticas individuais e mudanças de liderança. Dados sobre tempo, lesões ou jogos “entregues” perto do fim fa temporada podem afetar as classificações. Jogos “entregues”, são jogos onde as equipes já ganharam vagas para os playoffs ou garantiram playoffs antes do final da temporada regular e querem descansar/proteger seus jogadores, colocando reservas nos jogos restantes da temporada regular. Isso geralmente resulta em resultados imprevisíveis e pode desviar o resultado dos sistemas de classificação.

Elenco de um time – Team composition 

As equipes costumam mudar seu elenco entre ou durante os jogos, já que os jogadores rotineiramente se machucam. Avaliação de uma equipe é muitas vezes sobre a classificação de um elenco especifico. Alguns sistemas assumem a paridade entre todos os membros da liga, como cada equipe que está sendo construída a partir de um grupo equitativo de jogadores através de um draft ou sistema de free agency. Este não é certamente o caso das ligas colegiais como a Divisão I-A de futebol ou de basquete masculino e feminino.

Início frio – Cold Start

No início de uma temporada, não tem jogos para ter uma avaliação justa das equipes. Soluções para o problema do início frio, muitas vezes incluem alguma medida visando a temporada anterior. ARGH Power Ratings é um exemplo de um sistema que usa vários anos anteriores, mais um peso percentual de jogadores que retornam.

Métodos de classificação 

Permutação de posições – Permutation of standings

Vários métodos oferecem alguma permutação da classificação tradicional. Esta pesquisa para o recorde de “ganha-perda real” muitas vezes envolve o uso de outros dados, tais como diferença na pontuação ou qualidade dos oponentes. Sportswriter Gregg Easterbrook criou uma medida de Authentic Games, que só considera partidas jogadas contra adversários considerados de qualidade suficientemente alta.

Pitagoras – Pythagorean 

A projeção pitagórica, calcula uma porcentagem com base no número de pontos que uma equipe marcou e permitiu. Tipicamente, a fórmula envolve o número de pontos feitos, elevado a algum expoente, colocado no numerador. Então o número de pontos que a equipe permitiu, aumentado para o mesmo expoente, é colocado no denominador e adicionado ao valor no numerador.

Anúncios

Felipe Souza é o criador do site HSBasketballBR, Blog do Souza e é co-criador do Live College BR. Ele escreve para o site americano D1Vision, para a Liga Super Basketball e tem textos no Bala Na Cesta. Faz trabalho de Scout nas horas vagas e acredita que o estudo diário do basquete, faz dele um profissional melhor.

0 comentário em “Conheça um pouco mais sobre o método de ranqueamento do High School

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: